Governo

Parlamento catalão adia sessão para discutir presidência da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

CATALUNHA - O presidente do Parlamento da Catalunha, Roger Torrent, adiou a sessão que discutiria a posse do novo presidente regional que estava prevista para ontem, de acordo com o jornal espanhol “El País”.

Apesar das barreiras judiciais e da ferrenha oposição do governo da Espanha, a única candidatura é a de Carles Puigdemont, que foi destituído após a declaração unilateral de independência da região em 2017.

Poucos antes do presidente do Parlamento catalão tomar a decisão de adiar a sessão, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, já tinha advertido sobre as possíveis consequências judiciais caso permita uma posse não presencial de Puigdemont, segundo a France Presse.

Em uma entrevista ao canal público TVE poucas horas antes da sessão parlamentar, Rajoy recordou que o Tribunal Constitucional proíbe uma posse a distância de Puigdemont, que está na Bélgica desde outubro. O premiê afirmou ainda que se Torrent permitir a posse nessa situação "incorreria em responsabilidades por não cumprir uma resolução dos tribunais".

Por causa desta decisão judicial, Puidement é obrigado a pedir permissão pessoalmente ao juiz que coordena o processo contra os principais nomes do independentismo catalão, para conseguir comparecer à Câmara. O próprio Puigdemont recorreu contra a decisão e o Tribunal Constitucional se reunirá nesta terça-feira para uma decisão a respeito.

Puigdemont deixou a Catalunha, junto com quatro conselheiros de seu Governo, para evitar comparecer perante a Justiça espanhola que o acusa dos supostos crimes de rebelião, secessão e malversação de cargos públicos, ao ter liderado o processo separatista que terminou com a declaração unilateral de independência em 27 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.