Reivindicação sobre o certame

Candidatos do concurso da PM realizam manifestação em SL

Os participantes do ato querem a anulação do certame; concentração do movimento aconteceu no bairro São Francisco, em São Luís

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Com faixa e cartazes, candidatos denunciaram irregularidades no concurso
Com faixa e cartazes, candidatos denunciaram irregularidades no concurso (Com faixa e cartazes, candidatos denunciaram irregularidades no concurso)

SÃO LUÍS - Candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM), organizado em 2017 pelo Governo do Estado e cujas provas foram aplicadas no mês passado, realizaram manifestação na tarde de ontem,30, em São Luís. Os participantes do ato reivindicavam a anulação do certame. Reportagem sobre o assunto foi veiculada na edição de ontem do JMTV 2ª edição, da TV Mirante. O governo deverá se pronunciar hoje sobre a reivindicação.

A concentração do movimento aconteceu em frente à Igreja do São Francisco, na avenida Marechal Castelo Branco. Por volta das 17h, os manifestantes seguiram pela via, com destino ao Palácio dos Leões, sede do Poder Executivo Estadual, no Centro, portando cartazes e pedindo justiça.

A manifestação em frente ao palácio, com a presença de policiais militares para garantir a segurança, ocorreu de forma pacífica. De acordo com Neto Santos, um dos organizadores do ato, há várias irregularidades no certame. “Há nomes repetidos, além de pessoas que fecharam a prova e não tiveram seus nomes na lista de aprovados”, disse.

Ainda segundo ele, uma comissão de candidatos foi recebida, há cerca de dez dias, por representantes do Governo do Estado. Na ocasião, ficou acertado que o governo tomaria medidas para garantir a lisura do certame, o que não aconteceu. “ Decidimos organizar novamente esta manifestação para cobrar providências”, enfatizou Neto Santos.

Até o início da noite de ontem ,30, quando foi encerrada oficialmente a manifestação, nenhum representante do governo convocou os candidatos para uma reunião. O concurso da PM era alvo de várias reclamações antes mesmo da aplicação das provas. Somente a data para aplicação das provas foi alterada por três vezes. Além disso, houve problemas na emissão do boleto de pagamento de inscrição.

O Estado também publicou que candidatos da PM teriam passado mal durante a realização de testes de aptidão física no sábado,27. Em nota, o governo informou que a responsabilidade para a execução dos testes é do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Até o momento, o Cebraspe não confirmou a informação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.