Filiação simbólica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) partiram para o ataque, ontem, ao saber da filiação do ex-prefeito e ex-deputado Isaac Dias ao MDB. Membro da ala do PDT ligada ao ex-governador Jackson Lago, ele atendeu a um convite do senador João Alberto e voltou ao partido no qual esteve filiado até o início dos anos 90.
Forte liderança na Baixada Maranhense, com base em São Bento, Isaac levou consigo para a nova sigla a esposa, ex-prefeita Bitinha Dias, o filho, Isaac Dias, vários eleitores da cidade e deve confirmar, até março, a filiação de pelo menos três vereadores.
Além dos expressivos números da nova adesão ao projeto emedebista, a filiação de Isaac Dias e dos seus aliados é carregada de simbologia. Primeiro porque se trata de um ex-membro do PDT, partido da base de Dino, que entra formalmente no grupo da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), pré-candidata ao governo em outubro deste ano.
Além disso, o ex-prefeito e ex-deputado é liderança reconhecida e respeitada não apenas em São Bento, mas em toda a Baixada. O movimento dele, portanto, tende a influenciar outras lideranças da região.
E é por isso que, tão logo tomaram conhecimento da adesão, os comunistas tentaram desqualificar o novo emedebista.

Perdendo
O secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB), tem perdido apoios ao seu projeto de candidatura a deputado federal.
Nas últimas semanas teve duas importantes baixas. A primeira deles em Pindaré, onde, sem muito apoio dos comunistas, o prefeito Henrique Salgado decidiu seguir outros rumos.
Já em Vargem Grande, estava tudo acertado com o prefeito Carlinhos Barros (PCdoB), que agora mudou de ideia e apoiará Gastão Vieira (Pros).

Água
O deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou do ato de assinatura da ordem de serviço para construção de um poço, no povoado Abacaxi, em Barra do Corda.
A obra será realizada pela Codevasf, no âmbito do Programa Água para Todos. O ato levou às lágrimas o presidente da Associação de Moradores, Nonato do Abacaxi.
- Estou emocionado porque é uma grande conquista. As máquinas estão aqui no Abacaxi, para quem quiser ver - declarou o líder da comunidade.

Nova composição
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) apresentou ontem, em nota à imprensa, novidades sobre o número e a composição das Câmaras Isoladas e Reunidas.
Há mudança, também, no número de desembargadores do Plenário, por conta da posse dos desembargadores Luiz Gonzaga Filho, José Jorge Figueiredo dos Anjos e Josemar Lopes Santos.
Por conta disso, foi criada mais uma Câmara Cível Isolada, instalada na primeira sessão plenária do ano.

Posse
Os desembargadores Ricardo Duailibe e Cleones Cunha serão solenemente empossados na sexta-feira, 2, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
A cerimônia ocorrerá no Plenário Ernani Santos na sede do TRE-MA, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n - Areinha, a partir das 16h.
Os magistrados foram aclamados para os cargos no dia 18 de dezembro de 2017. Por meio do perfil @tremaranhao, no Instagram, a solenidade será transmitida ao vivo. O canal é aberto.

Vistoria
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) realizou no fim de semana visita de inspeção à rodovia MA-00.
Inicialmente, percorreu trecho repleto de buracos, de 233 km, de Balsas a Alto Parnaíba, passando por Tasso Fragoso, para constatar denúncias de moradores.
Ao percorrer a rodovia, Wellington apontou crateras e trechos que sequer possuem pavimentação, o que dificulta a passagem diária de caminhões e outros veículos.

“Vaquinha”
Moradores da cidade de Estreito cansaram de esperar que o governador Flávio Dino (PCdoB) cumpra uma promessa de campanha.
Decidiram, eles mesmos, promover uma “vaquinha” para arrecadar recursos a serem utilizados na recuperação da MA-138, que liga o município à cidade de São Pedro dos Crentes.
Empresários e agricultores têm se encarregado de conseguir material e o prefeito Cicinho, segundo relato de um morador, dará maquinário e mão de obra para a conclusão dos serviços.

DE OLHO

R$ 2 milhões é o valor de duas licitações que, segundo o MP, podem ter sido fraudadas pelo prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, o Dunga.

E MAIS

• O resultado de uma recente pesquisa realizada na Baixada Maranhense desagradou o grupo do governador Flávio Dino.

• O senador João Alberto já comunicou aos mais próximos que deixou aberto aos aliados Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) o caminho para a disputa rumo ao Senado.

• A Prefeitura de Balsas está às voltas com o resultado de uma licitação para a compra de passagens de ônibus; há suspeitas de favorecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.