Educação ambiental

Programa de Educação Ambiental no Parque Botânico tem parceria

Iniciativa com a Prefeitura incentiva jovens a adotarem comportamentos que colaborem para a preservação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Estudantes de escolas municipais fazem visita ao Parque Ambiental
Estudantes de escolas municipais fazem visita ao Parque Ambiental (parque)

Foi renovada, na semana que passou, a parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a empresa Vale, na realização do Programa de Educação Ambiental do Parque Botânico. As atividades do programa são desenvolvidas em cinco escolas da rede municipal situadas na região Itaqui-Bacanga.

A parceria é desenvolvida nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Cônego Sidney Castelo Branco Furtado; Raimundo Chaves; Henrique de La Roque (Anexo III: Piancó); Estudante Edson Luís de Lima Souto; Lindalva Teotônio Nunes. No ano de 2017, o calendário do Programa de Educação Ambiental (PEA) foi desenvolvido no período de abril a dezembro. O programa é baseado no pilar 'Educação do Século XXI: Conhecer, Ser, Fazer e Conviver', da Unesco, que busca incentivar crianças e adolescentes a adotarem comportamentos que colaborem para a preservação de áreas protegidas.

Com o acompanhamento do professor responsável pela sala e dois técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, as turmas participaram de quatro encontros com os temas: água e ar; biodiversidade; energia e resíduos; e papeis e responsabilidades.

A supervisora do Parque Botânico da Vale, Giselly Pinto, reafirma a importância da parceria com a Semed. "Esta é uma parceria de sucesso, que já capacitou cerca de mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal e vem cumprindo seu objetivo de formar multiplicadores ambientais, por meio da sensibilização aos temas importantes relacionados ao meio ambiente", disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, Fran Marques, a realização do programa vem tendo impacto positivo nas escolas participantes, pois pauta-se nos eixos do currículo, gestão, espaço físico e da prática pedagógica.
"O projeto agrega mais conhecimentos aos alunos sobre a importância das questões ambientais no aspecto social e ambiental, bem como no espaço escolar e seu entorno, além de promover a participação deles nas questões socioambientais, promovendo assim a cidadania através do respeito e cuidado que a escola tem com o meio ambiente", pontua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.