Reconhecimento

O Estado ganha prêmio por tratar o tema “drogas”

Reconhecimento foi concedido pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd)

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Jornalistas do Grupo Mirante, Daniel Matos e Werton Araújo, com o prêmio
Jornalistas do Grupo Mirante, Daniel Matos e Werton Araújo, com o prêmio (jornalistas)

O Estado recebeu, na sexta-feira, 26, o prêmio Remadd 2017, concedido pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd) na categoria comunicação. O evento foi realizado no Cine Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy), no centro de São Luís. O destaque ao jornal é um reconhecimento ao veículo, por suas constantes coberturas acerca de apreensões de substâncias entorpecentes e mapeamento dos pontos de consumo e tráfico de drogas, em especial, na capital maranhense.

Na ocasião, outros veículos que compõem o Grupo Mirante – a TV Mirante e a Rádio Mirante AM – também foram reconhecidos. Além de empresas de comunicação, outras personalidades e instituições receberão o prêmio em distintas categorias (Prevenção, Cuidado, Acolhimento, Redução de Danos Sociais e à Saúde, Reinserção Social, Pesquisas e Avaliações, Literatura, Justiça e Segurança, Políticas Públicas e Grupos de Mútua Ajuda).

O jornalista Daniel Matos, que representou O Estado na solenidade, falou do engajamento do jornal diante à causa de prevenção e combate as drogas. “O tema é recorrente nas páginas do jornal, que procura sempre expor a problemática como drama social, um mal que corrói vidas, destrói famílias e está na raiz de diversos crimes. O Estado louva a iniciativa da Remadd de instituir um prêmio que põe em evidência uma questão que diz respeito a toda sociedade, exposta de forma permanente aos malefícios provocados pelas drogas, especialmente a violência, a ameaça mais grave, decorrente do vício e do tráfico”, pontuou.

Conforme o coordenador do prêmio Remadd 2017 e diretor da Rede de Diálogos sobre Drogas, Erisson Sousa, O Estado é um norteador da cultura de acolhimento de dependentes químicos. Ele destacou ainda o cuidado tomado pelo jornal na cobertura do assunto. “Como se trata de um assunto delicado, requer sempre uma cobertura especial, e O Estado fez várias reportagens, ao longo de 2017, com muita competência”, disse.

De acordo com dados da Remmad, 90% dos bairros de São Luís possuem a chamada “boca de fumo” – termo popular que se refere a um barraco ou botequim em que são comercializadas e consumidas drogas.

SAIBA MAIS

Uma das coberturas sobre drogas que repercutiu foi publicada em O Estado no dia 29 de agosto de 2016. A reportagem apontava cerca de 110 minicracolândias existentes na capital maranhense. O índice chamou a atenção de diversos órgãos e motivou a realização de oficinas e discussões sobre o assunto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.