Estado Maior

Disputa municipal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Em abril deverá ocorrer a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís. Existem pelo menos quatro nomes que são considerados potenciais candidatos para presidir a Casa.
O presidente Astro de Ogum é um desses nomes. Ogum costuma dizer que já fez sua parte como presidente da Casa saneando contas e resolvendo problemas históricos como a questão da aposentadoria de servidores.
Outro nome é do vereador e atual vice-presidente, Osmar Filho (PDT), que é considerado o nome que agrada o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT). O problema é que o pedetista tem quase nenhuma simpatia da maioria dos colegas de parlamento.
Além de Osmar e Ogum, são citados como candidatos potenciais os vereadores Chico Carvalho (PSL) e Honorato Fernandes (PT). O primeiro já foi presidente do legislativo municipal e vem dizendo que uma nova candidatura dele é possível.
Já Honorato Fernandes seria um nome que receberia o apoio de Astro de Ogum, caso este realmente desista de disputar a reeleição.
Por enquanto, o jogo ainda está na fase das conversas entre os vereadores. Todas as semanas, os parlamentares – individualmente – tem recebido convites para reuniões e na pauta sempre a disputa pela mesa diretora da Casa.

Filiação
O MDB do Maranhão ganhou dois reforços este fim de semana. Se filiaram ao partido o ex-prefeito Isaac Dias e seu filho, Isaac Dias Filho.
O último será candidato a deputado estadual pela legenda este ano. A filiação ocorreu em São Bento pelo presidente estadual da sigla, senador João Alberto de Sousa.
Até abril, o senador pretende anunciar novos nomes que farão parte do quadro do partido no Maranhão.

Novos nomes
Também tem intensificado as filiações o PSL após a entrada do deputado e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.
O presidente estadual da legenda, vereador Chico Carvalho, assinou a ficha de filiação na última semana do vereador de São José de Ribamar, Juliano.
Também entrou no partido o apóstolo Silvio Antônio. Os dois novos membros da sigla deverão reforçar os quadros do PSL na disputa eleitoral deste ano.

Recondução
O PCdoB se reuniu para escolher os membros da direção estadual na semana passada. A eleição foi uma mera formalidade já que não houveram mudanças significativas.
O homem forte de Flávio Dino, Márcio Jerry, permanece na presidência da legenda e terá a missão de comandar o partido nas eleições deste ano.
Na reunião, além de reconduzir os membros da direção, o PCdoB também emitiu uma nota em favor do ex-presidente Lula.

Sumidos
Depois de desbancar toda a direção do PSDB e assumir o comando da sigla, o senador Roberto Rocha parece ter escolhido a reclusão neste período de recesso no Congresso.
Rocha não tem mais aparecido nas redes sociais com suas postagens sobre a política maranhense quase sempre polêmicas.
E assim como o senador, os tucanos de bico vermelho também parecem estar escondidos. Ainda permanecem do partido e nem comentam mais se deixarão de fato a sigla.

DE OLHO
R$ 5,3 milhões é o valor que a Secretaria de Governo, comanda por Antônio Nunes, pagou a Telemar por prestação de serviços de internet por três meses.

Agenda intensa
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), tem tido agenda constante no interior do Maranhão.
Ele tem sido convidado a participar de eventos relacionados ao meio ambiente, nos quais ele vem apresentando as ações desenvolvidas no ministério.
Sarney Filho é pré-candidato a senador – liderando as pesquisas de intenção de voto – e também tem cumprido agendas partidárias no estado.

Estreitamento
O deputado Weverton Rocha (PDT) parece que tem trabalho em prol da candidatura de Eliziane Gama (PPS) ao Senado.
Ele seria o responsável pelo estreitamento da relação da parlamentar com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Se Gama tiver o apoio dos dois pedetistas, ela passará a ser o nome mais forte para ser escolhido pelo governador para compor sua chapa na vaga de candidata a senadora.


E MAIS

• Os petistas estão cada vez mais incomodados com a postura do presidente estadual da legenda, Augusto Lobato.

• Nas ações de mobilização a favor do ex-presidente Lula, Lobato desapareceu e não fez nada para organizar os movimentos.

• Enquanto os petistas se zangam com seu presidente, os comunistas passam a apreciar ainda mais a gestão estadual do PT. Motivo: as vontades de Márcio Jerry estão sendo satisfeitas sempre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.