Pelo Estado

Ações do IBGE no estado aproximam público da instituição

Ao longo de 2017 foram realizadas atividades, entre palestras e participações em evento, que contribuíram para estreitar os laços entre o IBGE e a sociedade.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
João Ricardo, coordenador de Divulgação de Informações do IBGE, promove palestra na UFMA de São Bernardo
João Ricardo, coordenador de Divulgação de Informações do IBGE, promove palestra na UFMA de São Bernardo (IBGE)

As ações da Fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão muito além da divulgação de pesquisas econômicas e sociais que retratam a realidade brasileira. Prova disso aconteceu no ano de 2017, em que a Unidade Regional do Maranhão realizou uma série de atividades que contribuíram diretamente para, além da disseminação de informações, reforçar os laços entre o instituto oficial de estatística do Brasil e a sociedade. Esse diálogo entre o órgão e a população é permanente e profícuo ao longo de mais de 80 anos de vida do IBGE.

Grande parte dessas atividades foi desenvolvida pela Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (SDI) em parceria com os outros setores da unidade estadual do IBGE. Elas foram realizadas em São Luís e também no interior do estado, possibilitando que o maior número de pessoas conhecesse outros trabalhos desenvolvidos pelo órgão.

Ao longo de 2018 diversas ações com esse mesmo propósito já estão programadas. A primeira delas já aconteceu e foi realizada no dia 9 de janeiro no município de São Bernardo (distante aproximadamente 400 km de São Luís).
Na ocasião, atendendo a um convite feito pela coordenação do curso de licenciatura em Ciências Humanas do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) daquele município, a unidade regional do IBGE promoveu uma palestra para alunos dos cursos de graduação de Ciências Humanas; Ciências Naturais; Linguagem e Códigos; e Turismo. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo órgão e ainda tirar suas dúvidas sobre outras atividades desenvolvidas pelo instituto.

Jovens
O público infanto-juvenil foi alcançado por essas ações. Foi o que aconteceu no mês de outubro do ano passado, durante uma programação na Biblioteca Pública José Sarney, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís, quando alunos da rede pública municipal também conheceram as atividades do IBGE.

Foram os estudantes do 8° ano da Unidade de Educação Básica (UEB) Rosário Nina que acompanharam uma palestra promovida pelo economista José Reinaldo Barros, tecnologista de informações do instituto. Além de conheceram as ações do órgão federal, os jovens ficaram cientes da relevância delas para o desenvolvimento da sociedade.

Durante a atividade, foi simulada uma pesquisa junto ao público presente em que as respostas obtidas poderiam servir como um norte para uma ação futura de governo. Assim, ficou comprovada perante os estudantes o quão importante era prestar informações corretas ao órgão oficial de estatística, de tal modo que os dados da pesquisa puderam servir como balizamento para políticas públicas ou privadas.

No interior do estado, estudantes do ensino fundamental também participaram de uma atividade semelhante. Dessa vez foram os alunos do 7° ano da Unidade de Ensino Zeca Branco, localizado no município de Pedreiras (distante aproximadamente 280 km de São Luís), que receberam tais informações, de forma bastante didática, sobre o Censo Agropecuário que o IBGE realiza no momento e ainda a respeito de outras ações realizadas pelo órgão.

Eventos
A participação em eventos foi outra forma que possibilitou uma aproximação maior entre o IBGE e a sociedade em geral. Um que teve grande relevância no ano passado foi a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), realizado no Parque Independência, em São Luís. A exposição foi uma excelente oportunidade para a divulgação do Censo Agropecuário junto ao numeroso público visitante.

A Expoema é a maior feira agropecuária do estado e uma das mais importantes do Brasil nesse segmento, reunindo produtores do setor rural de todo o Maranhão. Todo o público que visitou o stand do IBGE teve oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações do Censo Agro e outras pesquisas desenvolvidas pelo órgão.

Já no município de Itinga do Maranhão, distante aproximadamente 700 km de São Luís, a unidade regional do IBGE participou do Itinga Agroshow, uma feira agropecuária realizada pela primeira vez naquele município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.