Inovação e design: diferenciais para os pequenos negócios

O design é uma solução eficiente que inova e agrega valor à empresas e marcas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(Estado Econômico)

Cerca de 130 pessoas participaram da palestra “+Design - Um Caminho Simples para Inovar e Ser Eficiente”, no Auditório Armando Gaspar-Sebrae Jaracaty. A ação foi promovida pelo Sebrae Maranhão e a Quadrante Design.
Na ocasião, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, José Morais (foto), destacou que o evento teve o objetivo de chamar a atenção dos empreendedores acerca da importância estratégica do design.
“Para os pequenos negócios, o design se traduz em uma importante estratégia de inovação, que resulta em maior faturamento, diminuição de custos, melhor posicionamento da marca no mercado, mais sustentabilidade e, consequentemente, maior lucratividade”, afirmou José Morais.
A palestra foi ministrada pelo diretor de Design da Quadrante, João Raposo, que repassou os principais benefícios do uso do design e a desconstrução de mitos sobre a ferramenta. Além disso, João trouxe estratégias de design inovadoras que podem promover o crescimento sustentável das empresas, gerando negócios e agregando valor aos produtos e serviços oferecidos pelo empreendedor.

Quita Fácil prorrogada

A Caixa Econômica prorrogou, até 31 de março, a campanha denominada Quita Fácil, voltada para aproximadamente 2,5 milhões clientes pessoa física e 150 mil clientes pessoa jurídica com contratos de crédito em atraso.
No Maranhão, o banco havia identificado 50 mil contratos comerciais em atraso, em condições de serem quitados com descontos de até 90% sobre o valor original da dívida, nos casos de pagamento à vista.

Censo Agropecuário

No litoral leste maranhense, a coleta de dados do Censo Agropecuário já indica, de forma ainda que preliminar, um aumento na quantidade de estabelecimentos agropecuários em algumas regiões.
Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa objetiva obter informações sobre a estrutura e as atividades desenvolvidas pelos estabelecimentos e produtores agropecuários do país.

Simples Nacional

As empresas que querem optar pela adesão ao Simples Nacional para 2018 têm até o dia 31 para realizar a opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário.
"Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", explica Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil.

Happy Day Bazar

O São Luís Shopping promove neste sábado, 27 e domingo, 28, mais uma edição do Happy Day Bazar, com a participação grande do mix de lojas.
São mais de 2.000 produtos, com descontos de até 70%, que serão comercializados pelos lojistas para a renovação do estoque.
O shopping é pioneiro na realização do Happy Day Bazar na capital, sempre recebendo um grande número de consumidores.

Palestra

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito16) realiza na quarta-feira, 31, às 18h, encontro para debater “Os impactos das mudanças do Simples Nacional nas empresas de fisioterapia e terapia ocupacional”. O evento será no auditório do Executive Lake, Renascença, com a participação da contadora Liene Praseres e do advogado Antonio Gaspar.

Frase

“A Rais é o censo do trabalho formal no Brasil. O governo usa os dados da Rais na elaboração de políticas públicas de emprego.”

Helton Yomura
Ministro do Trabalho em exercício

Varejo

Microcrédito
Maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul e segundo da América Latina, o Crediamigo do Banco do Nordeste contratou, no ano passado, R$ 8 bilhões junto a microempreendedores de sua área de atuação, que compreende toda a Região Nordeste e o norte dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Construção civil
A indústria da construção fechou 2017 com redução da atividade e do emprego. Mas as quedas foram inferiores às registradas em dezembro dos anos anteriores. O índice de nível de atividade ficou em 44,9 pontos.

Índice de confiança
Estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) revelou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) começou o ano de 2018 com queda. O ICEI de janeiro caiu para 60,8 pontos, o que representa um recuo de 3,6 pontos na comparação com o mês anterior. Em relação a janeiro de 2017, o ICEI mostrava crescimento de 11,9 pontos.

Demanda por crédito
A Demanda por Crédito do Consumidor cresceu 0,6% em 2017 de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Dessa forma o indicador registra a primeira variação positiva no consolidado
anual desde 2012, quando cresceu 7,2%. Na avaliação interanual, dezembro apresentou crescimento de 3,9%.

Dose reduzida
A aplicação da vacina contra aftosa em dose reduzida de 2 mililitros, prevista na Instrução Normativa nº 11 do Ministério da Agricultura, deverá valer neste ano, mas a partir da segunda fase de aplicação, que sempre acontece no segundo semestre, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel. “É importante ressaltar que o pecuarista não procure, agora, em maio, as vacinas com a nova formulação”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.