Educação inclusiva

Altas habilidades: alunos recebem atenção especial do Município

NEECAHS, além de apoio ao estudante, oferece apoio pedagógico ao professor, orientação às famílias e oficinas nas escolas para estimular o conhecimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Alunos do NEECAHS participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica
Alunos do NEECAHS participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (Alunos)

Estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação contam com atendimento especializado na rede municipal de ensino. Com o Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), a Prefeitura de São Luís oferece um suporte adequado para que crianças de 7 a 14 anos possam potencializar seus conhecimentos e desenvolver suas capacidades. De 60 estudantes em 2017, a meta é que em 2018 as atividades do núcleo possam beneficiar até 150 alunos.

O núcleo, localizado na Rua de Santana, no Centro, existe desde setembro de 2015. O objetivo do espaço é, por meio do desenvolvimento de metodologias e estratégias pedagógicas, proporcionar às crianças o apoio de profissionais especializados e um ambiente propício à aprendizagem, que permita o desenvolvimento das competências dos estudantes. O NEECAHS conta com profissionais como pedagogos, professores de artes e matemática, psicólogos e assistentes sociais.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta o papel do núcleo, que atende alunos no contraturno escolar. "Os alunos se destacam com suas habilidades e inteligências múltiplas. No NEECAHS, é estimulado o desenvolvimento de habilidades e talentos, além de corroborar para o fortalecimento da educação integral. Nas escolas, são feitos testes com as crianças para identificar esses estudantes e encaminhar para o núcleo, mas este olhar sensível também é importante que os pais tenham", pontuou o secretário.

O espaço é composto por sala de artes e jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, biblioteca, sala de informática e salas para o mapeamento dos interesses dos estudantes. As atividades desenvolvidas no espaço contam com a parceria do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), do Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Uniceuma), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituições que oferecem cursos de formação para que os professores da rede municipal possam melhor identificar e atender as crianças.

A identificação dos estudantes que devem ser encaminhados ao núcleo é realizada nas escolas municipais pelos professores, que são orientados para realizar esse trabalho. "Hoje, os professores compreendem melhor como se comporta um aluno superdotado. É um desafio grande, mas estamos buscando constantemente formas de atender aos interesses dos estudantes, a fim de promover o desenvolvimento de suas habilidades", afirmou Sandelize Mota, uma das coordenadoras do NEECAHS.

A promotora de vendas Ana Paula da Silva, 35 anos, tem dois filhos atendidos pelo núcleo. Paulo, 13 anos, faz parte dos grupos de robótica e desenho, e Ana Patrícia, 12 anos, das atividades na área musical. "O núcleo é muito bom. Percebo que esse trabalho tem ajudado muito no desenvolvimento deles na escola e no convívio com as demais pessoas", contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.