Reino Unido

47% dos britânicos querem outro referendo do ''Brexit''

Pesquisa foi realizada pelo jornal "The Guardian" em parceria com consultoria. Referendo realizado em 2016, britânicos foram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia; Londres espera assinar com a UE um amplo acordo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
May pedirá a líderes da UE que aprovem um acordo para avançar as conversas do Brexit
May pedirá a líderes da UE que aprovem um acordo para avançar as conversas do Brexit (Theresa May pedirá a líderes da UE que aprovem um acordo para avançar as conversas do Brexit)

LONDRES - Uma pesquisa publicada na sexta-feira,26, pelo jornal "The Guardian" apontou que 47% dos britânicos são a favor da realização de um segundo referendo sobre o "Brexit", contra 34% que são contra reabrir a questão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Eliminando os indecisos, 58% apoiariam a ideia de um novo referendo, enquanto 42% a rejeitariam, de acordo com o estudo elaborado pela firma ICM.

As conclusões da pesquisa apontam que há pessoas favoráveis a perguntar novamente aos britânicos em ambos os lados do debate, tanto entre os partidários de continuar na UE como entre os que preferem a saída.

Segundo a ICM, 25% dos que votariam pelo "Brexit" são a favor de convocar um novo referendo assim que o governo britânico alcançar um acordo com Bruxelas sobre os termos da futura relação entre as partes.

Amplo acordo

Londres espera assinar com a UE um amplo acordo que permita ao Reino Unido continuar comercializando com as menores barreiras possíveis com o bloco depois de seu desligamento oficial, que está previsto para 29 de março de 2019.

No referendo realizado em 23 de junho de 2016, 51,9% dos votantes britânicos foram a favor da saída do Reino Unido da UE.

Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Comuns aprovou uma emenda que obrigará o governo da primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a submeter à aprovação do Parlamento o pacto que ela firmar com Bruxelas para poder implementar as medidas estipuladas nas negociações com o bloco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.