Tecnologia

CNH Digital já está em vigor em todo o Maranhão

Essa nova ferramenta poderá ser utilizada inclusive nas blitz realizadas por todo o Maranhão, já que a documentação poderá ser confirmada a veracidade por parte dos policiais responsáveis pela fiscalização.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]O uso da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) começa a vigorar a partir de hoje, 26 no Maranhão. O novo mecanismo de porte do documento foi anunciado ontem pelo Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).
Poderão utilizar a CNH Digital os condutores devidamente habilitados que possuírem a nova carteira de habilitação, contendo o QR Code, que facilitará a comprovação da veracidade do documento e evitará que o condutor precise apresentar a CNH impressa.

Essa nova ferramenta poderá ser utilizada inclusive nas blitzen realizadas no Maranhão, já que a veracidade da documentação poderá ser confirmada pelos policiais responsáveis pela fiscalização.

Para cadastrar sua carteira no sistema da CNH Digital, o usuário deverá acessar o portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) cadastrando usuário, utilizando o CPF, e criando senha, após inserir o número de telefone, no qual o usuário cadastrará o aplicativo da CNH Digital.

Essa nova CNH contém uma série de características que podem ser notadas apenas com uma espécie de “luz escura”. Com o equipamento, são verificadas marcas vermelhas, a data que a CNH Digital estará em vigor, além de brasões por todo o documento.

[e-s001]O novo mecanismo ajudará no combate à fraude, mais fácil de ser feita nos documentos impressos. Isso foi confirmado por Nazaré Nunes, coordenadora de Habilitação do Detran-MA. “A nova carteira de habilitação possui características que fazem com que as fraudes sejam reduzidas a quase zero. Primeiro, o QR Code, por meio do qual os fiscais poderão analisar se aquele documento é real. Segundo, detalhes que podem ser notados apenas com uma luz especial”, comentou.

O aplicativo só pode registrar o documento em um dispositivo, ou seja, não será permitida que a CNH Digital seja acessada por dois smar­t­phones ao mesmo tempo. O aplicativo estará disponível aos usuários de dispositivos móveis com sistema operacional Android e Apple iOS.

SAIBA MAIS

Como obter sua CNH Digital

Só terá CNH Digital quem tiver Carteira Nacional de Habilitação com QR Code, porque ele (o QR Code) é um elemento que compõe a CNH Digital. Portanto, é necessário que o documento de papel já tenha o código, que fica localizado na parte interna da carteira. As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já possuem a tecnologia.
Para obter a CNH Digital, verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017 e se possui QR Code - ele se localiza na parte interna do documento. Baixe o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android). Faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Vá ao Detran de emissão da sua CNH de papel para garantir presencialmente seus dados cadastrais. Isso é necessário para que eles tenham certeza de que o usuário é mesmo você. Afinal, a CNH é um documento que tem fé pública. Se, por algum motivo, já possuir certificado digital, não é necessário ir ao Detran. Com o acesso ao Portal de Serviços do Denatran e com os dados confirmados pelo Detran, é possível solicitar um código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por e-mail. Entre no aplicativo, use a senha de acesso do portal e digite o código de ativação. Um último passo: o aplicativo vai pedir para você criar uma senha mais simples, de quatro números, como a de banco, que o usuário digita toda vez que for acessar a carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais comprida e complicada, com letras e números e está pronto para usar a Carteira de Motorista digital.
Se o seu pacote de dados acabar, não precisa ficar desesperado. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line.
O aplicativo permite visualizar a Carteira de Motorista frente e verso e o QR Code. Além disso, também possibilita exportar e compartilhar o arquivo da CNH (email ou WhatsApp) para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado.
No dispositivo, só é possível ter acesso a uma carteira de motorista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.