Na internet

Turquia detém 150 pessoas por criticarem ação militar na Síria

Presidente proibiu manifestações e 13 pessoas foram detidas em protesto; integrantes de partido de esquerda também foram presos e iniciaram greve de fome

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

ANCARA - As autoridades da Turquia detiveram até agora 150 pessoas por criticarem nas redes sociais a invasão militar do enclave curdo de Afrin, no extremo noroeste da Síria, informou ontem a agência de notícias turca "Anadolu".

Os usuários foram detidos por compartilhar nas redes sociais conteúdo contrário à operação Ramo de Oliveira, lançada no último sábado pelo exército turco em Afrin, e 11 deles foram colocados em prisão preventiva, informou a citada agência.

Os detidos são acusados de fazer propaganda em favor do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), a guerrilha curda da Turquia, que Ancara considera irmã das milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG) e que está enfrentando em Afrin.

Ambas as organizações mantêm vínculos estreitos e considera-se que são inspiradas em Abdullah Öcalan, que está preso na Turquia desde 1999, mas, ao contrário do PKK, ativo no sudeste de Anatólia, as YPG sempre negaram que sua intenção é enfrentar a Turquia.

Advertência

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, advertiu na segunda-feira,22, que não seria permitido nenhum protesto público contra a guerra, e a polícia deteve 13 pessoas que tentaram se manifestar em Istambul.

Além disso, a polícia deteve nesta quarta por suas opiniões expostas nas redes sociais vários integrantes de cargos regionais do Partido Democrático dos Povos (HDP, na sigla em turco), de esquerda, e a terceira força no parlamento turco, conhecido por sua defesa dos direitos da minoria curda, e o único que se opôs à invasão de Afrin.

Nove deputados e integrantes do alto escalão do HDP, todos eles detidos, iniciaram uma greve de fome de três dias para protestar contra a intervenção no enclave curdo.

Além disso, 173 intelectuais, escritores e jornalistas da Turquia assinaram, também ontem, uma carta aberta ao parlamento para pedir aos deputados que ponham fim à operação militar imediatamente e busquem uma solução dialogada em Afrin, fomentando as boas relações entre vizinhos ao invés da guerra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.