Repercussão

Petistas do Maranhão manifestam revolta após condenação de Lula

Membros da direção do PT criticaram condenação, afirmando ser política a decisão tomada pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Federal

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Honorato: julgamento foi show de horrores
Honorato: julgamento foi show de horrores (Honorato Fernandes)

Militantes do Partido dos Trabalhadores no Maranhão mantiveram o tom da liderança nacional da sigla e teceram pesadas críticas à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex no Guarujá.

Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF). Como a decisão é colegiada, na prática Lula está, neste momento, inelegível.

Em nota, o deputado estadual Zé Inácio, coordenador da recém-criada “Frente Parlamentar de Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato”, disse que a decisão “fere a Democracia e o Estado de Direito”. Para ele, não há provas de crime cometido por Lula.

“Não existem provas contra o ex-presidente, o que há é uma perseguição desenfreada para tentar impedi-lo de se candidatar à Presidência. A nossa luta continua! Não aceitaremos uma condenação injusta e política, que serve tão somente aos interesses da Grande Mídia, da Elite Brasileira e do capital internacional. Lula tem um legado histórico em Defesa do Povo Brasileiro e representa a esperança de um País melhor para todos. Eleição sem Lula é fraude, é golpe e envergonha o Brasil perante o mundo (sic)”, destacou o parlamentar.

Presidente do PT em São Luís, o vereador Honorato Fernandes considerou um “show de horrores” a sessão de julgamento do aliado. Para ele, a condenação tem viés político.

“Hoje assistimos a um verdadeiro show de horrores com o julgamento político realizado pelo TRF-4. Uma afronta às leis, à constituição, à democracia e ao povo brasileiro. Condenação política, jamais poderia ocorrer. Agora é continuar lutando e informando cada vez mais o povo sobre o estado de exceção”, destacou o petista, também em nota.

Ele informou que a Executiva Nacional já convocou reuniões para definir a estratégia após a condenação. E garantiu: “Lula será candidato, pela força do povo”.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também militante petista, considerou que a decisão teve como único propósito barrar a candidatura do ex-presidente.

“Sem prova, o que seria justiça vira apenas justiçamento, com o propósito claro de tirar da disputa eleitoral o principal candidato à Presidência da República. Ou seja, vira golpe!”, comentou, nas redes sociais.

O presidente estadual do PT, Augusto Lobato, foi procurado pela reportagem de O Estado, mas não comentou a condenação do aliado.

Sarney diz que eleição sem Lula gera frustração

O ex-presidente da República José Sarney (MDB) comentou ontem julgamento do também ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex no Guarujá.

Pela manhã, antes da oficialização dos votos dos desembargadores, que condenaram o petista por unanimidade, o emederbista disse ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, que uma eleição sem Lula “será sempre contestada” por deixar “uma frustração grande em parte do eleitorado”.

“Uma eleição sem o Lula deixa uma frustração grande em parte do eleitorado e será sempre contestada”, disse ele. “Lula é um grande líder popular e de grande experiência. Espero que o tribunal o absolva”, completou.

Como a decisão pela condenação do petista foi colegiada, Lula está oficialmente inelegível no momento e só poderá disputar a eleição para a Presidência caso consiga reformar a sentença que pesa contra ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.