Exposição

Para confraternizar com arte

Para marcar seu aniversário de 64 anos e os 10 anos do evento “Confraterna de Couto’18”, o curador Couto Corrêa reúne um grupo de artistas, amanhã, às 20h, na Celebre Eventos e Buffet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Couto Corrêa Filho em detalhe de obra de Marcio Marques
Couto Corrêa Filho em detalhe de obra de Marcio Marques

SÃO LUÍS - O curador e crítico de arte Couto Corrêa Filho costuma celebrar seu aniversário com uma festa diferente. Trata-se da “Confraterna de Couto’18”, exposição multicultural cuja vernissage ocorre amanhã, às 20h, na Celebre Eventos e Buffet (Centro). A mostra fica em cartaz até domingo, 28. A noite terá a participação do artesão Juan Carlos Grisales e da cantora lírica Kalled Monroy.

Este ano, o curador apresenta ainda um catálogo composto por oito obras que também estarão em exposição durante o evento. “Estamos celebrando 10 anos da Confraterna de Couto e meus 64 anos. Para marcar as datas resolvi lançar, mesmo sem apoio, um catálogo com obras que foram selecionadas para estar em exposição”, destaca Couto Corrêa.

A mostra, bem como o catálogo, reúne as obras “A máscara do Terror”, de Couto Corrêa na técnica Ready-made; “O puxador de riquixá III, acrílico sobre tela de Eraldo Cardoso; “Metáforas da forma”, também acrílico sobre tela de Loyth Sousa; “O pássaro está em seu devido lugar”, técnica object trouvé, de Marcio Marques; “Vamos beber o mar”, fotografia de Raíssa Bittencourt; “Ecossistema da cor”, acrílico sobre tela de Renan Nascimento Morais; “São Sebastião de Telma Lopes”, mista sobre tela de Telma Lopes; e “À mercê dos ventos”, tapeçaria de Valéria Veluz.

Editado desde 2008, a “Confraterna de Couto” tem como proposta promover a reunião dos artistas participantes em torno da arte e do artesanato feitos no Maranhão em uma exposição anual cuja proposta contempla múltiplas linguagens artísticas. “Mais uma vez, sem apoio governamental, a ‘Confraterna de Couto’, retorna para atualizar sua proposição fundamental que é a confraternização de seus participantes em torno do fenômeno estético, sobretudo, de seu lado visível no Maranhão”, diz Couto Corrêa.

Obra Ecossistema de Renan Nascimento Morais
Obra Ecossistema de Renan Nascimento Morais

Com mais de 30 anos dedicados ao estudo da arte, Couto Corrêa relembra nomes que já participam da exposição como os artistas Angela Ferreira, Djalma Raposo, Edson Mondego, Eraldo Cardoso, Fernando Mendonça, Iara Teixeira, Jene Ribeiro, Heliana Morais, Herbert Portelada, Jonatan Feitosa, José Maria Nascimento, Lili Silva Santos, Marcio Marques, Natália Reis, Orlando Marinheiro, Renan Nascimento Morais, Robson Miguez, Sotero Vital, Valéria Veluz, Vermelho e Wendell Rocha, entre outros. Este ano, o evento homenageia o pesquisador Luiz de Mello.

"O puxador de riquixá III" de Eraldo Cardoso

Serviço

O quê

“Confraterna de Couto’18”

Quando

De amanhã a domingo, 28

Onde

Celebre Eventos e Buffet, Rua dos Veados, 51, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.