Acúmulo

Lixo e mato tomam conta de calçadas em diversos pontos

Pedestres têm de desviar de lixo, buracos e mato alto para poder andar nas vias; quando não estão ocupadas dessa maneira, as calçadas servem de estacionamento e até lava-jato no Centro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]Não é de hoje que as calçadas de São Luís estão tomadas por mato, lixo e buracos, dificultando a passagem de pedestres. Porém, esses problemas se repetem diariamente, tornando-se corriqueiros para a população. No Beco do Gavião, na Madre Deus, por exemplo, uma cratera, além de ocupar parte da via, já toma conta de boa parte da calçada. Além de impedir a passagem, é muito perigosa, principalmente para pessoas idosas e com deficiência.

Na Rua de São Pantaleão, ainda na Madre Deus, o problema é ainda maior. As calçadas são ocupadas por mato, mais alto que os muros. A passagem de pedestres é tomada ainda por lixo, como garrafas pets, copos, sacolas e restos de matérias de obras, descartados pela população da área.

Os pedestres têm de se desviar de buracos, mato, lixo, além dos carros, quando não conseguem usar as calçadas, porque o que ainda resta de calçada limpa e própria para uso, é indevidamente utilizada como estacionamento, ocupadas durante o horário comercial, pois os donos dos veículos são profissionais de comércio e hospitais próximos. E muitas vezes o local é usado como lava-jato.

Mais lixo
Por três dias consecutivos, O Estado esteve no Jardim Eldorado, no Turu, e identificou a concentração frequente de lixo, oferecendo risco aos moradores da região. Apesar disso, foi percebido que os carros de coleta de lixo passam pelo bairro.
Em outro ponto do mesmo bairro, foram descartados sofás, partes de um vaso sanitário, aparelhos televisores e até mesmo uma cama.

Esse não é um fato isolado do bairro. Em muitos outros, como na Rua Rui Barbosa, na Madre Deus. Após o carro que faz a coleta de lixo passar, a via já fica cheia de sacolas com dejetos, que, com a chuva, exalam um forte mau cheiro.
Também na Rua Seis, no São Francisco, o acúmulo de lixo foi visto por vários dias consecutivos. Quem passa na rua precisa lidar com o forte odor e a proliferação de insetos.

Providências
Sobre o acúmulo de lixo no Beco do Gavião e na Rua de São Pantaleão, no Centro, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que enviará equipes ao local para verificar a situação e providenciar a limpeza da área. O órgão destaca ainda que é feita a remoção manual dos dois pontos diariamente no período noturno, pois trata-se de locais crônicos de descarte irregular na área central de São Luís. Por isso, o órgão pede o apoio da população, para que faça o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta.

O centro de São Luís tem coleta domiciliar feita diariamente, no período noturno. Resíduos não recolhidos pela coleta domiciliar devem ser entregues em um dos nove Ecopontos já em funcionamento na capital, sendo o Ecoponto Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos, o mais próximo da região. O Ecoponto funciona das 7h às 19h, de segunda a sábado, e recebe restos de construção civil, poda e capina domésticos, bem como materiais recicláveis (papel/papelão, metal, plástico e vidro) e óleo de cozinha usado. O comitê informa ainda que irá reforçar o monitoramento no local, buscando identificar descargas irregulares e possíveis falhas no serviço de limpeza urbana. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento: 0800 098 1636.

O órgão informou que hoje, 25, equipes estarão pelo bairro Madre Deus fazendo trabalho de capina e limpeza de pontos de descarte irregular na região. As equipes também identificarão o que tem gerado aumento na demanda de descarte no bairro, para que sejam feitas adequações no serviço de limpeza.

Quanto à Rua Cucuruz, no Jardim Eldorado, o comitê informa que providenciará a limpeza no local e pede o apoio da população para que faça o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta, que no bairro acontece às segundas, quartas e sextas no período noturno. O órgão destaca que a região conta com o Ecoponto Turu, localizado na Travessa G, no Habitacional Turu, onde a população deve descartar os resíduos não recolhidos pelo caminhão de coleta domiciliar.

A Rua Seis do São Francisco também será vistoriada por equipes do comitê para identificar o porquê da demanda e adequação do serviço de limpeza na área. Entretanto, o bairro também conta com um Ecoponto, localizado na Avenida Ferreira Gullar, próximo à Estação da Caema.

[e-s001]A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informou que enviará uma equipe técnica da Blitz Urbana para avaliar a situação e, constatada alguma irregularidade, notificará o proprietário, que deverá reformar a calçada em até 15 dias, de acordo com a Lei de Muros e Calçadas.

A população pode colaborar com o trabalho dos agentes de limpeza com ações simples, como não jogar o lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes, respeitando os dias e horários de exposição do lixo para coleta, a fim de impedir que o lixo fique na rua por mais tempo que o necessário.

Embalar corretamente o lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, evita que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Essa é outra forma de contribuir para a limpeza do seu bairro. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.