Criatividade

Arte que faz a cabeça dos foliões no Carnaval do Maranhão

Projeto focado na confecção de chapéus homenageia a diversidade do Carnaval do Maranhão; iniciativa é do cantor, compositor, produtor e artista plástico Zé Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Zé Paulo quer divulgar a arte no Carnaval maranhense
Zé Paulo quer divulgar a arte no Carnaval maranhense (Chapeu)

SÃO LUÍS- As cores e elementos das escolas de samba do Maranhão e do Rio de Janeiro, dos blocos tradicionais e das diversas manifestações de rua que se destacam no Carnaval de São Luís ganharam homenagem especial do projeto “Arte de Maré”, capitaneado pelo cantor, compositor, produtor e artista plástico Zé Paulo. O nome é alusivo à cidade de São Luís, também conhecida como “Ilha de Maré”.

A homenagem cristaliza-se na beleza de centenas de chapéus estilizados, que ganham cores diversas e estão fazendo a cabeça dos foliões nos blocos de rua, clubes e outros espaços. Segundo Zé Paulo, as obras são originais e inspiradas em temas variados que representam o samba, o futebol, o Carnaval e a cultura em geral.

“A ideia, este ano, é, fundamentalmente, divulgar a força do Carnaval de rua de São Luís, por meio das cores das escolas de samba, dos blocos tradicionais, das charangas de rua, dos blocos alternativos, tribos de índios e das outras brincadeiras que contagiam maranhenses e turistas nesta época do ano na grande São Luís”, disse Zé Paulo.

Homenagem

O artista plástico disse que a homenagem é também à folia do Brasil, com destaque para os nomes das escolas de samba cariocas, como Estação Primeira de Mangueira. “Afinal, o Carnaval é uma festa brasileira e esses adereços dão um charme especial. É um elemento que dá um charme todo especial para quem vai para a folia”, disse Zé Paulo.

Os chapéus são uma criação da Griffe Arte de Maré, especializada na pintura desses adereços, e são confeccionados pelo artista plástico. A ideia foi criada em 2015 com o objetivo de divulgar a diversidade cultural de São Luís. “Caiu como uma luva na cabeça do folião”, finalizou Zé Paulo. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.