Investigação

Portaria do MP confirma pedido da STC contra Edmar Cutrim

Documento publicado no Diário Oficial destaca que pedido de investigação contra conselheiro de contas partiu do Governo do Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Rodrigo Lago é secretário de Estado da Transparência
Rodrigo Lago é secretário de Estado da Transparência (Rodrigo Lago)

A Portaria número 04/2018-31ª ProAd, assinada pela promotora de Justiça Sidneya Nazareth Liberato, atesta que o pedido de investigação de possível ato de improbidade administrativa cometido pelo conselheiro de contas Edmar Cutrim, partiu do Governo do Maranhão.

O requerente, segundo aponta a portaria do Ministério Público, é a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC), comandada por Rodrigo Lago. Edmar Cutrim é ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão.

Logo após a repercussão do caso, o titular da STC passou a atacar o jornal em seu perfil em rede social, sugerindo que a informação não era verdade.

Rodrigo Lago questionou a abordagem jornalística do tema e disse que houve um “erro material” cometido pelo MP. Ele também afirmou que a notícia era ‘difamatória’.

O posicionamento de Lago foi compartilhado pelo chefe do Executivo, governador Flávio Dino (PCdoB), secretários de Estado e pela imprensa alinhada ao Palácio dos Leões.

Indiferente à postura nada republicana de Rodrigo Lago, O Estado reafirma o seu posicionamento, pautado na verdade, responsabilidade e com base em documento oficial publicado pelo Ministério Público Estadual.

Foi o próprio MP quem atestou que o pedido de investigação partiu da Secretaria de Transparência, não O Estado.

Constrangimento – A revelação de que o pedido de investigação ao MP foi formulado pela STC, provocou constrangimento ao governador Flávio Dino.

Edmar Cutrim é aliado de Dino e tem um dos filhos, o deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), membro da base governista no Legislativo Estadual.

A um blog na capital, Glalbert chegou a tratar do tema. Ele admitiu a existência do pedido de investigação da STC.

“Meu pai não se mete em política partidária, o âmbito dele é outro. Esse caso requentado sobre suposto ato de improbidade administrativa que envolvia a Secretaria de Transparência e Controle e o Ministério Público é assunto já arquivado no Superior Tribunal de Justiça”, disse.

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), também atua no grupo político de Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.