Magistratura

Presidente do TJMA elogia produtividade dos magistrados

Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos destaca produtividade em 2017 e diz que magistrados maranhenses dão provas de comprometimento profissional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Presidente do TJMA José Joaquim: "Uma Justiça mais célere, acessível e eficiente"
Presidente do TJMA José Joaquim: "Uma Justiça mais célere, acessível e eficiente" (Presidente do TJMA José Joaquim: "Uma Justiça mais célere, acessível e eficiente")

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, elogiou ontem o desempenho dos magistrados maranhenses, que alcançaram índices significativos de produtividade no exercício de suas funções, em 2017, totalizando 351.532 acórdãos/sentenças; 324.855 decisões; 902.580 despachos, perfazendo 1.578.967 procedimentos decisórios.

“Eu, como juiz de carreira, sei das dificuldades que os nossos magistrados enfrentam e reconheço o empenho dos mesmos na entrega da prestação jurisdicional. Diariamente eles vêm dando provas de comprometimento profissional, levando o Poder Judiciário do Maranhão a ocupar posição de destaque no cenário nacional, como mostra a pesquisa 'Justiça em Números', desenvolvida pelo Egrégio Conselho Nacional de Justiça”, ressaltou.

O presidente do TJMA enfatizou ainda que o Poder Judiciário do Maranhão tem um corpo de juízes formidável, cumprindo, de forma louvável, suas atribuições constitucionais.

“Tratando-se de qualidade da prestação jurisdicional, somos um dos estados mais avançados no país, graças ao esforço hercúleo dos nossos magistrados, que buscam diuturnamente garantir um Judiciário mais célere e seguro”.

O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos disse também que os magistrados maranhenses são vocacionados para o exercício da função jurisdicional. “Essa característica tem influenciado sobremaneira na nossa luta pela concretização de uma Justiça mais célere, acessível e eficiente no nosso Estado”, concluiu.

O detalhamento do quantitativo de despachos, decisões e julgados aponta que na Justiça de 1º Grau foram registradas 331.258 sentenças; 305.371 decisões; 836.970 despachos, totalizando 1.473.599 procedimentos. Na Justiça de 2º Grau foram 20.274 acórdãos; 19.484 decisões; 65.610 despachos, chegando ao total de 105.368 procedimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.