Criminalidade

Mortes violentas marcam o fim de semana no interior do MA

Pelo menos sete assassinatos foram registrados de sexta-feira à domingo nas cidades de Aldeias Altas, Buriti de Inácia Vaz, Santa Luzia, Vargem Grande, Imperatriz, Zé Doca; os casos estão sob investigação da Polícia Civil

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Familiares abraçam o corpo de Renato Cigano, morto em Vargem Grande
Familiares abraçam o corpo de Renato Cigano, morto em Vargem Grande (Cigano)

SÃO LUÍS - A violência marcou o fim de semana no interior do estado, com registro de sete assassinatos com requinte de crueldade, além de nove tentativas de homicídios em diversas cidades maranhenses. Somente no domingo, 21, foram três homicídios e uma das vítimas foi identificada como Raimundo da Silva, de 39 anos, morto a golpes de facão no povoado Paiol, zona rural de Aldeias Altas. Ele devia a quantia de R$ 80,00 a um homem ainda não identificado pela polícia e que seria o autor do crime.

A polícia informou que a vítima estava pilotando uma motocicleta, quando foi abordada pelo criminoso. Raimundo Silva foi golpeado no pescoço e morreu ainda no local. O suspeito fugiu e o corpo da vítima foi removido para o hospital da cidade e após os exames periciais, foi liberado para os familiares.

Raimundo Silva foi sepultado ontem em um cemitério em Caxias. O crime está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil de Aldeias Altas como homicídio doloso. Até a tarde de ontem não havia registro de identificação do suspeito.

Também na madrugada de domingo foi assassinado Adriano Nunes Cardoso, de 35 anos, no povoado Moçambinho, em Buriti de Inácia Vaz. O delegado Josemar Rocha, disse que a vítima estava conduzindo uma motocicleta quando teria sido abordado por quatro criminosos.

Ainda segundo o delegado, os bandidos pretendiam levar o veículo, mas a vítima reagiu e acabou golpeada a faca no rosto, na costela e no abdômen. Os criminosos fugiram levando a motocicleta.

Para o delegado, o crime está tipificado como latrocínio (roubo seguido de morte). “A polícia está com a investigação no começo e muitas respostas deverão surgir”, explicou Josemar Rocha.

O terceiro assassinato de domingo ocorreu em Santa Luzia. Segundo a polícia, Nelinho Freitas da Silva levou duas facadas no peito aplicadas por um homem não identificado, quando estava nas proximidades do mercado central da cidade. Ele foi conduzido para o hospital local, aonde já chegou sem vida. A polícia informou, também, que a vítima tinha problemas em controlar o consumo de bebida alcóolica e constantemente estava em bares nas proximidades do mercado, embriagado.

Cigano

De acordo com as informações da polícia, rixa entre ciganos acabou resultando na morte de Renato Cigano, idade não revelada, na tarde de sábado, 20, no bairro Baixa Grande, em Vargem Grande. A vítima foi alvejada no pescoço, na clavícula e no braço esquerdo por Renato Santos. O autor do crime está foragido e a Polícia Civil está investigando o caso.

A Polícia Civil também investiga a morte de um homem identificado apenas como Nelson, ocorrida na noite de sexta-feira, no bairro Parque Sanharol, em Imperatriz. De acordo com a polícia, o acusado estava ingerindo bebida alcóolica na residência da vítima e em determinado momento ocorreu um desentendimento entre eles.

Nelson levou vários golpes de faca e morreu no local e o acusado fugiu. A polícia foi comunicada sobre o fato e ainda realizou rondas na área, mas não conseguiu prender o acusado. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz.

Profissional de segurança

Dois profissionais da área de segurança pública foram atacados por criminosos no interior do estado no fim de semana. A polícia ainda ontem não tinha conseguido prender os acusados da morte do cabo da Polícia Militar, Moisés de Deus e Silva, de 45 anos. O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Zé Doca, sob a coordenação do delegado Jader Alves.

O delegado informou que o corpo do policial militar foi achado na noite de sexta-feira com marcas de pedradas, pauladas e um corte profundo no pescoço, na cidade de Zé Doca. A motivação desse crime pode ter sido por dívidas de droga. A vítima ingressou na Polícia Militar no ano de 1993, mas há quase um ano, havia sido afastado pelo Comando Geral da corporação para que pudesse fazer um tratamento contra dependência química.

No sábado, 20, um guarda municipal de São João Batista, identificado como Fran Duarte, teve o seu veículo atacado por bandidos quando passava pelo povoado Cruzeiro, zona rural da cidade. O carro da vítima foi alvejado com vários tiros, mas Fran Duarte não ficou ferido. A polícia está realizando buscas na área para prender os acusados, mas até a tarde de ontem não havia obtido sucesso.

Terror

Uma ação criminosa audaciosa ocorrida na noite de sexta-feira no bairro Joaquim Coelho resultou na morte de Allison Matos de Brito, de 23 anos, e deixou quatro pessoas baleadas. De acordo com as informações da polícia, Allison Matos, em companhia de Antônio Luís Borges Brito, de 48 anos; Clauberti Silva Moraes, de 43 anos; Artemísia Brito e Maria Olinda estava na porta de sua residência quando foi surpreendido com dois bandidos armados.

Allison Matos tentou tomar o revólver de um dos assaltantes, travando uma luta corporal com ele, mas acabou baleado nas costas. As pessoas que estavam com Allison Matos também foram baleadas, Artemísia Brito na nuca e no braço; Clauberti Silva, no tórax e no ombro e Antônio Luís no braço. Um dos assaltantes também saiu ferido e preso após ser medicado no hospital da cidade.

Tentativa

A polícia registrou em Bacabal duas tentativas de homicídio no fim de semana. Na madrugada de ontem, Antônio Silva Carvalho, idade não revelada, foi atingido com um golpe de faca por um homem, que estava ingerindo bebida alcóolica em um bar, no bairro Setúbal.

Briga entre gangues rivais no bairro Areia deixou ferido Wellington Silva Alves, de 18 anos, na noite de sábado. Ainda segundo a polícia, a vítima teria sido baleada por criminosos e no sábado, os seus comparsas teriam ido vingar a agressão, fazendo disparos contra a residência de um dos desafetos. A polícia está investigando o caso.

Na tarde de sábado, 20, Paulo Itaécio Espindola de Sousa, idade não revelada, foi baleado por um homem não identificado, quando estava nas proximidades do terminal rodoviária de Chapadinha. A vítima levou tiros no pescoço, nas costelas e nas costas. Ela foi levada para o hospital da cidade e ainda ontem foi transferida para um hospital na capital.

No domingo, 21, uma mulher identificada como Maria José, foi golpeada nas costas, na cabeça e nos braços dentro de sua residência, no povoado Piedade, em Vargem Grande, por seu ex-marido, Camilo Reis. Ainda ontem, a vítima estava internada no hospital da cidade correndo risco de morte.

Número

7

Foi o número de pessoas assassinadas com requinte de crueldade durante o fim de semana no interior do estado, além de a polícia registrar, também, nove tentativas de homicídios

Rápida

Homem baleado em bloco está internado

Ainda ontem estava internado em um hospital particular da capital correndo risco de morte, João Lucas Saldanha Lopes, idade não revelada. Há informações de que ele teria sido baleado por um capitão da Polícia Militar em um bloco carnavalesco, no bairro do Vinhais, durante a madrugada do último domingo. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou por meio de nota que está apurando o fato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.