Confiança

Intenção de consumo dos ludovicenses é a maior desde 2015

Pesquisa da Fecomércio revela a recuperação da confiança com a Intenção de Consumo das Famílias, que alcançou 102,2 pontos em janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Ano já inicia com perspectiva de otimismo dos consumidores ludovicenses para irem às compras
Ano já inicia com perspectiva de otimismo dos consumidores ludovicenses para irem às compras (consumo)

SÃO LUÍS - A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), alcançou 102,2 pontos em janeiro de 2018 para a cidade de São Luís, o maior nível desde agosto de 2015, quando foi registrado o índice de 102,4 pontos. Na comparação com igual período de 2017, o indicador revelou aumento de 7,35%, e na evolução mensal o indicador apontou crescimento de 3,75% em relação ao mês imediatamente anterior.

De acordo com a Fecomércio-MA, o resultado do ICF ultrapassa o grau de satisfação do consumidor avaliado pela pesquisa em termos de emprego, renda e capacidade de consumo, o que demonstra a volta do crescimento da atividade econômica. Segundo a metodologia da pesquisa, aos 100 pontos está localizada a zona de indiferença do consumidor, sendo que os níveis abaixo dessa linha são considerados de pessimismo e acima são entendidos como otimismo das famílias.

Assim, o ano já inicia com perspectiva de otimismo dos consumidores. “Iniciamos 2018 em um cenário de retomada das vendas, fortalecimento do mercado de trabalho e inflação sob controle. Esses fatores criam condições favoráveis que impulsionam a recuperação da confiança das famílias, com a retomada da massa salarial e um menor comprometimento do orçamento familiar”, explicou o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Para o mês de janeiro, dos sete itens analisados pelo indicador ICF, o destaque foi para o subcomponente Momento para Duráveis, que cresceu 38,9% na comparação mensal, embora o subitem Acesso ao Crédito tenha apresentado retração de -3,6%, demonstrando que o reforço no consumo de bens duráveis neste momento ainda está fortemente alicerçado na recuperação do mercado de trabalho e dependente de uma queda mais acentua­da das taxas de juros que são cobra­das aos consumidores.

Futuro do emprego

Em números absolutos, o indicador com maior representatividade na pesquisa em janeiro foi a Perspectiva Profissional, que marcou 151,4 pontos, um aumento de 1,4% em relação ao mês passado, mostrando que os consumidores têm se sentido cada vez mais seguros, com relação ao futuro do emprego.

“É importante destacar que a expectativa da Fecomércio era de que o comércio pudesse gerar, em média, 750 empregos em São Luís e 1.600 no Maranhão no período de setembro a novembro de 2017 para atender o aumento da demanda em função das festividades de fim de ano. No entanto, de acordo com o Caged, a capital apresentou um saldo líquido de 1.011 contratações com carteira assinada e 1.941 em todo o estado, ou seja, um aumento surpreendente de 34,8% e 21,3%, respectivamente, em relação a nossa projeção, o que demonstra que o nível de atividade econômica no comércio poderá ser maior do que o crescimento de 4% que havíamos calculado no acumulado do ano passado”, avaliou José Arteiro.

Saiba mais

Indicador

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio. O indicador tem capacidade de medir, com alta precisão, a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da
condição de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo presente e futuro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.