Seja Digital

Agendamento para obter kits de TV Digital pode ser feito nos Cras

Equipamento é gratuito e ação nos Cras é voltada aos beneficiários dos programas socioassistenciais do Governo Federal, regularmente inscritos no Cadastro Único; em São Luís, cerca de 150 mil beneficiários têm direito ao equipamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Ficou mais fácil adquirir o kit para TV digital, com o agendamento realizado nos Cras de São Luís
Ficou mais fácil adquirir o kit para TV digital, com o agendamento realizado nos Cras de São Luís (Kit digital)

O agendamento para aquisição dos kits gratuitos para conversação da TV analógica ao sistema digital está sendo disponibilizado nos 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São Luís, por meio de parceria firmada pela Prefeitura de São Luís, com o consórcio Seja Digital e o Instituto Formação. A ação é destinada aos beneficiários dos programas socioassistenciais do Governo Federal, regularmente inscritos no Cadastro Único (Cadúnico). Em São Luís, cerca de 150 mil beneficiários têm direito ao equipamento.

"Esta é mais uma facilidade que a Prefeitura de São Luís está ofertando à população beneficiária dos serviços sociais. A parceria surgiu da dificuldade das pessoas em fazerem o agendamento on-line, como foi previsto inicialmente pelo Governo Federal. Ao disponibilizar os Cras para a realização desse agendamento, aproximamos a comunidade beneficiária desse serviço a que tem direito e facilitamos o acesso ao agendamento, pois muitos têm dificuldades de realizar o processo por outras vias, como internet ou telefone", explicou a titular da Semcas, Andréia Lauande.

A movimentação em todos os Cras de São Luís, habilitados para realizar o serviço de agendamento, tem sido intensa. Na unidade do Maracanã, zona rural da capital, dezenas de pessoas da comunidade inscritas no Cadúnico compareceram ao centro de referência para solicitar o kit gratuito para conversação da TV analógica ao sistema digital. "Estamos realizando uma média de 20 agendamentos por dia, apenas no horário de 8h as 12h, período determinado para a realização desse serviço", informou a coordenadora do Cras do Maracanã, Lúcia Souza.

Atendimento
O atendimento destinado pela Prefeitura nos Cras está sendo feito por uma equipe de jovens egressos dos serviços de proteção social e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvidos pela Semcas. 20 jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, foram contratados pelo Instituto Formação - Organização Não Governamental (ONG), responsável pela execução trabalho, para realizarem o serviço de agendamento nos Cras.

Segundo a coordenadora das unidades dos Cras, Rosangela Mota Miranda, cada Cras selecionou três jovens da comunidade egressos dos serviços sociais para participarem do processo seletivo realizado pelo Instituto Formação. Ao fim do processo, um jovem dos três indicados foi selecionado e contratado para atuar na sua comunidade. Os participantes receberam, ainda, treinamento para realizarem o trabalho de agendamento para aquisição dos kits, além de bolsa para ajuda de custo disponibilizada pelo Instituto Formação.

O agendamento encaminha para as unidades dos Correios, nas quais os beneficiários podem adquirir os equipamentos em horário determinado para receber os kits. Os endereços dos Cras podem ser acessados pelo link http://www.saoluis.ma.gov.br/semcas.

Entre os beneficiários a comparecer no Cras do Maracanã está a dona de casa Ana Cleide Ferreira Câmara, 29 anos, integrante do programa Bolsa Família. "A minha TV é analógica e eu não tinha conseguido fazer o agendamento por telefone. Aqui foi mais fácil, porque a atendente fez todo o processo para mim", disse.

Também por não conseguir fazer o agendamento por outros meios disponibilizados, a vendedora Edna de Jesus Silva Gonçalves, 33 anos, utilizou o serviço de agendamento disponibilizado no Cras do Maracanã. "Foi muito tranquilo fazer o agendamento aqui no Cras. Além de fazer a solicitação, obtive também todas as orientações que precisava para receber os equipamentos", disse a vendedora.

SAIBA MAIS

O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários dos programas socioassistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família, “Minha Casa, Minha Vida”, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros. A distribuição de kits gratuitos é feira pelo Consórcio Seja Digital, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação, para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos. O conversor promove a mudança do sistema de TV analógica para digital, proporcionando mais qualidade de imagem e som. Para saber se o beneficiário está na lista fornecida pelo MDS ou se o agendamento já está liberado na região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou Número de Identificação Social (NIS) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.