Viagem

Papa Francisco se despede do Chile com missa

Após celebração, papa se encontrou com vítimas da ditadura de Pinochet; em seguida, Francisco partiu para o Peru, onde cumprirá mais uma etapa da viagem pela América Latina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

CHILE - O papa Francisco celebrou ontem sua 3ª missa no Chile, desta vez em Playa Lobitos, na cidade de Iquique, última etapa de sua visita ao país.

Por sua localização, no norte do país, a 1,8 mil km de Santiago, Iquique é uma cidade de imigrantes, um dos temas centrais da 6ª visita do Papa à América Latina. Francisco disse que o local abriga povos de diferentes culturas e alertou para situações de exploração e injustiça.

O Chile é um país que recebe muitos imigrantes, principalmente por sua fronteira norte, por onde há um intenso e irregular ingresso de estrangeiros provenientes da Colômbia, do Haiti, da República Dominicana e do Equador, segundo a France Presse.

Mais de meio milhão de estrangeiros vive, atualmente, no Chile em situação legal, segundo dados oficiais, ou seja, 3% da população de 17,5 milhões. De acordo com números divulgados pela imprensa local, apenas no ano passado cerca de 105 mil haitianos e mais de 100 mil venezuelanos chegaram ao território.

Acidente com policial

À caminho para a missa, o papa desfilou no Papamóvel por ruas de Iquique saudando fiéis. No trajeto, Francisco desceu do Papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo em que estava quando passou ao lado do pontífice.

O animal se assustou com a chegada do veículo papal e jogou a agente no chão. Ao perceber o ocorrido, Francisco mandou parar o papamóvel, desceu para saber se ela tinha se machucado e esperou ao lado dela até a chegada de uma ambulância.

Os membros das forças de segurança se aproximaram para a ajudar a policial, e o pontífice ficou ao lado dela durante o atendimento. O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, explicou que a agente estava consciente e recebeu palavras de consolo de Francisco.

No voo que o levou de Santiago até Iquique, o Papa Francisco fez o casamento de um casal de comissários de bordo.

Encontro com vítimas da ditadura

Depois da missa, o santo padre teve um encontro com vítimas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e entronizou uma imagem de Maria, que está localizada em La Tirana, a 70 km de Iquique, como "rainha e mãe" do Chile.

Ao contrário de outros países visitados na região em suas cinco viagens anteriores, a do Chile não foi das mais fáceis. O papa encontrou um país hostil à Igreja católica da América Latina, com uma secularização crescente e malvista pelos abusos sexuais do clero em relação a menores de idade, segundo a France Presse.

Viagem ao Peru

Francisco partiu ontem para a segunda etapa de sua viagem, o Peru, onde permanecerá três dias e visitará Puerto Maldonado, em plena Amazônia, Trujillo e Lima.

No Peru, o pontífice terá a oportunidade de venerar as relíquias de seus santos favoritos no domingo,21, na Catedral de Lima, um dia depois de prestar tributo a três sacerdotes - dois poloneses e um italiano -, assassinados pela guerrilha maoísta do Sendero Luminoso.

San Martín de Porres (1579-1639), o frade dominicano negro representado com uma escova na mão como símbolo de humildade, é um dos santos favoritos do Papa, segundo o padre jesuíta Ernesto Cavassa, reitor da Universidade Antonio Ruiz de Montoya.

Já Toribio de Mogrovejo (1538-1606) seria o santo mais admirado por Francisco, por sua dedicação total à missão pastoral. O Papa venerará ainda as relíquias de Santa Rosa de Lima (1586-1617).

Além disso, será presenteado com um arco e flecha por uma comunidade indígena do Peru, que pedirá ao Papa que os defenda e os ajude a reclamar junto ao governo peruano as terras ancestrais de que foram despojados.

A tribo Ese Eja Palma Real é uma comunidade de 230 habitantes. O acesso a ela é feito por uma viagem de duas horas em barco pelo Amazonas, partindo da cidade de Puerto Maldonado, no sudeste do país. É nessa localidade que o papa se reúne, hoje, 19, com 3.500 indígenas peruanos, brasileiros e bolivianos.

Segundo a agência Efe, uma igreja na região Arequipa, no sul do país e que não está na agenda de Francisco, foi incendiada. No início da manhã de ontem, guardas municipais notaram que a porta da Igreja de Nossa Senhora del Carmen, no distrito José Luis Bustamante, estava pegando fogo, de acordo com a "RPP Noticias". Os agentes acionaram o Corpo de Bombeiros e advertiram que as chamas poderiam ter começado depois que algumas pessoas lançaram um pano embebido em combustível na direção do templo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.