Maranhão

MEC altera cronograma de inscrições ao SISU no IFMA

Em cada curso, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas, que contempla candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública.

O Estado, com informações de IFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(ifma 750 1708)

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (18), mudança nas datas do cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2018) para ingresso nos cursos superiores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Com a alteração, as inscrições ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro. A data prevista para divulgação do resultado foi alterada para o dia 29 de janeiro. Já as matrículas dos selecionados na chamada regular serão realizadas de 30 de janeiro ao dia 07 de fevereiro. O SISU utiliza como critério de classificação a nota obtida no Enem.

Há vagas nos campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

Entre os cursos de bacharelado estão Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Sistemas de Informação e Zootecnia. O IFMA também abriu vagas para as licenciaturas em Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Já os cursos de graduação tecnológica ofertados são Alimentos, Construção de Edifícios e Gestão de Turismo.

Em cada curso, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas, que contempla candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública. Conforme determina a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, uma porcentagem dessas vagas é reservada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Mais detalhes sobre a distribuição de vagas podem ser verificados no termo de adesão do IFMA ao SISU.

Novo Cronograma

23/01 a 26/01
Período de inscrições
29/01
Resultado da chamada regular
29/01 a 07/02
Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 07/02
Matrícula da chamada regular
09/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.