Parque Nacional

Lençóis poderá se tornar Patrimônio Mundial pela Unesco

Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anuncia estudos para reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis; trabalho deverá estar concluído até o final do ano e será entregue à Unesco, em Paris

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses poderá ter reconhecimento da Unesco
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses poderá ter reconhecimento da Unesco ( Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses poderá ter reconhecimento da Unesco)

BRASÍLIA - A Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente iniciou os estudos necessários para que o Brasil possa pleitear o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, como Patrimônio Mundial pela Unesco. A notícia foi dada quarta-feira, 17, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. De acordo com o ministro, até o final do ano o trabalho estará concluído e será entregue à Unesco, em Paris.

O ministro estará amanhã, 20, em Santo Amaro, para uma reunião com moradores, associações e empresários de turismo que atuam na unidade de conservação e a prefeita o município, Luziane Lopes Lisboa da Silva. Na ocasião, será assinada portaria que trata do ingresso de veículos particulares dos moradores de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e trabalhos voluntários junto com o Instituto Chico Mendes – ICMbio.

Serão ainda anunciados investimentos para o parque destinados a obras de infraestrutura, além de outros assuntos referentes aos Lençóis. Sarney Filho ressaltou que é preciso que o parque nacional seja olhado com a singularidade que ele permite.

"Essa unidade tem que se tornar um vetor de desenvolvimento para a região", disse. O ministro reforçou, contudo, que a preservação da biodiversidade do parque não entra em discussão. "Ninguém vai fazer nada que possa afetar a biodiversidade do parque”, assegurou.

Em 2016, 40 mil pessoas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Cerca de 20% desse total estiveram na região somente no mês de julho. A unidade de conservação tem uma área de mais de 150 mil hectares e abrange três municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. Serão ainda anunciados investimentos para o parque destinados a obras de infraestrutura, além de outros assuntos referentes aos Lençóis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.