Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
DIONÍSIO NETO no filme Desamor, de Walcyr Carrasco, no qual interpreta um taxista homofóbico que faz michê com seus passageiros
DIONÍSIO NETO no filme Desamor, de Walcyr Carrasco, no qual interpreta um taxista homofóbico que faz michê com seus passageiros

Dionísio Neto no Festival de Mar Del Plata
O ator maranhense Dionísio Assub Neto foi pré-selecionado para o Festival Internacional de Teatro de Mar del Plata (Argentina) com seus dois solos teatrais: Desamor, de Walcyr Carrasco, sob direção de Lucia Segall (espetáculo escrito especialmente para ele pelo novelista vencedor do Emmy Internacional) e
Carta ao Pai, de Franz Kafka.
No primeiro, o ator interpreta um taxista homofóbico que faz michê com seus passageiros. E no segundo, vive o pai Hermann e o filho Franz.
O festival será realizado em outubro na terra do diretor argentino Hector Babenco, padrasto de Lucia, com quem Dionísio atuou em Carandiru e Meu amigo Hindu, ao lado do ator americano Willem Dafoe.
Os espetáculos serão dedicados à memória de Hector, que esteve presente em sua plateia e até mudou o final do espetáculo de Walcyr com conselhos de direção.
Dionísio deseja trazer os dois espetáculos para o palco do nosso Teatro Artur Azevedo, onde teve o privilégio de abrir a I Semana do Teatro do Maranhão com
Perpétua, de sua autoria.

O médico Pedro Wanderley de Aragão assumiu uma importante missão neste início de ano. Ele está interinamente na presidência da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), entidade que congrega hospitais e clínicas de todo o país. A posse do maranhense deu-se em função de licença temporária do presidente Breno de Figueiredo Monteiro, ao lado de quem é visto na foto acima
O médico Pedro Wanderley de Aragão assumiu uma importante missão neste início de ano. Ele está interinamente na presidência da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), entidade que congrega hospitais e clínicas de todo o país. A posse do maranhense deu-se em função de licença temporária do presidente Breno de Figueiredo Monteiro, ao lado de quem é visto na foto acima

Susto no ar
Aves podem derrubar um avião? Grandes aves podem derrubar uma aeronave, sim. Ao chocarem-se com o motor ou a turbina (uma de cada lado), podem causar estragos nas palhetas, que são as hélices que sugam o ar.
Além disso, partes do animal e das hélices podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo e pare de funcionar.
Se uma ave entra em apenas uma das turbinas, a aeronave consegue voar.
Foi o que aconteceu esta semana com o jatinho de Mauro Fecury, no Rio de Janeiro. Um pássaro se chocou contra a aeronave provocando um rombo na fuselagem.

Susto no ar 2
A propósito: apesar do enorme susto e dos estragos sofridos por uma das asas do avião, a aterrissagem foi normal e ninguém ficou ferido.
Por conta desse imprevisto, o jatinho terá a fuselagem consertada no Canadá, o que deve durar mais de um mês.
E Mauro Fecury, que já havia comprado um camarote para passar o Carnaval com a família vendo os desfiles das escolas de samba do Rio, só regressa a São Luís no fim de fevereiro.

Novos olhares
A exposição ‘Resumo’, que a artista visual Marlene Barros inaugurou ontem na Galeria Antônio Almeida, do Palacete Gentil Braga, possui 15 esculturas, 15 telas e instalações que mostram como a artista sempre trabalhou o volume na escultura e na pintura. E ficará aberta à visitação pública até o dia 31 deste mês.
Para conseguir extrair novos olhares e significados sobre a sua obra, Marlene reúne pela primeira vez pinturas e esculturas na mesma exposição, que é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com o tema recorrente sobre as questões do feminino.
A artista faz uma abordagem de forma lírica, mas por vezes também agressivas, com o intuito de causar estranhamento no observador diante obra, levando-o assim a uma reflexão sobre alguns questionamentos nos trabalhos.

Máscaras de fofão
Nada mais maranhense do que uma máscara de fofão, uma das figuras mais emblemáticas da folia carnavalesca deste Estado.
Para manter viva essa criativa tradição do nosso Carnaval de rua, a Universidade Federal do Maranhão vai realizar a oficina ‘Máscaras de Fofão’, confeccionadas em papel marché, no período de 22 a 26 de fevereiro, na Sala de Artes Visuais do Palacete Gentil Braga.
As aulas, no bonito casarão da Rua Grande, serão gratuitas e ministradas pela artista visual Marlene Barros.

Audrey 25 anos depois
De modelo a atriz premiada. Assim foi a trajetória de Audrey Hepburn, que pretendia ser bailarina, mas, levada a uma audição para ser a protagonista do filme A princesa e o plebeu (1953), dirigido por William Wyler, ela não só venceu, como também conquistou o Oscar de Melhor Atriz. Um dos mais famosos trabalhos de Audrey, Bonequinha de Luxo, será exibido neste sábado, 20, no Cine Praia Grande, em homenagem à icônica atriz. Referência de elegância até hoje, ela morreu nessa mesma data, há 25 anos,
vítima de um câncer no apêndice.

TRIVIAL VARIADO

A Feijoada do Zoombido, que o jornalista Zé Cirilo realiza todos os anos, ganhou nova dimensão este ano: será realizada dia 27 no Palazzo Eventos e terá como atração um grande show de Neguinho
de Beija-Flor.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) fará ato contra a reforma da Previdência e pela valorização da magistratura na Câmara dos Deputados no
dia 1º de fevereiro.

Em tempo: o presidente da entidade, Roberto Veloso, afirma que está em marcha no Congresso um “processo de retaliação contra os juízes federais e servidores públicos”.

Pela quantidade de mensagem inútil e sem graça que se recebe, não há dúvida: o ser humano regrediu do homo sapiens para o homo whatsappiens.

Não deixem de ver o filme O Destino de uma Nação, ainda em carrtaz na sala 2 dos
cinemas do São Luís Shopping, em que o ator Gary Oldman dá um verdadeiro show como
Winston Churchill.
A Confraria do Bem-Querer, coordenada pelo empresário José Walter Maciel vai se reunir hoje para degustar os quitutes do buffet das quintas-feiras do Restaurante Senac.

O cantor Caio Montteiro agita a noite desta quinta no Restaurante Oak Wine, com o melhor do flash back e dos grandes sucessos do pop music dos anos 1980 e 1990.

No assunto: Caio, que também faz uma sequência dance, tem o acompanhamento competente do guitarrista Sued Richarllys e do tecladista Jozafa Sandrin.

DE RELANCE

Camisetas neste sábado
Sábado que vem pularemos mais uma etapa dos preparativos para o evento mais esperado da temporada pré-carnavalesca maranhense: o Almoço do PH Revista, nossa grande confraternização para celebrar os 38 anos do caderno PH Revista, de O Estado, e os 48 anos de jornalismo deste Repórter PH. A contagem regressiva começa com a entrega das camisetas-convites, que são de uso obrigatório pelos convidados para terem livre acesso aos salões do Palazzo Eventos, a partir das 14h do dia 3 de fevereiro.

Camisetas neste sábado 2
Aliás, este ano a entrega das camisetas será feita em dois dias – no sábado, das 10h às 18h e domingo, no mesmo horário. Assim, os convidados vão ter tempo suficiente para customizá-las e/ou transformá-las em lindas fantasias, como vem acontecendo nos últimos tempos, mas conservando a marca PH no lugar de destaque, para que se possa evitar duplicações ou falsificações. Este ano, o tema da festa é a Grécia Antiga, com seus mitos, sua sabedoria e suas lendas.

Não saem do buraco
Em janeiro de 1998, o governo federal pôs em andamento um pacote de socorro às prefeituras, refinanciando suas dívidas e fazendo cair de 40 para 6 por cento o pagamento anual de juros. Um remendo para tirar os municípios do sufoco. A solução só viria com uma ampla reforma tributária, que discutisse a distribuição da receita. Isso, porém, não interessa ao governo federal, que usa seu poder para ficar com a maior parte. Passados 20 anos, as prefeituras seguem em busca de um tubo de oxigênio.

Quantidade versus qualidade
São 35 partidos políticos. Mesmo assim, um dos grandes problemas do país é a falta de partidos políticos. Não adianta incluir na conta a grande maioria que forma a Partidocracia, voltada a privilegiar uma oligarquia. São estruturas pesadas mantidas com verbas públicas. Sem unidade ideológica e coerência programática, elegem o artificialismo como linha para defender interesses pessoais e de pequenos grupos. O exercício preferido de seus líderes é fazer sutis movimentos de cabeça para concordar com os que estão no poder.

Coral UFMA
Na Ufma, quem canta, nem sempre apenas seus males espanta. Pode, também, participar de um coral. As inscrições para novos cantores que desejam aprender a cantar com um dos melhores e mais tradicionais grupos de canto coral do Brasil, já estão abertas. Tome nota: até 17 de fevereiro de 2018, o Coral Universidade Federal do Maranhão recebe inscrições para novos integrantes, no Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), sediado no Palacete Gentil Braga. O Coral Ufma congrega há mais de trinta anos membros da comunidade universitária e da comunidade de São Luís, por meio da prática do canto coral.

Entre o legal e o ilegal
A minirreforma fixou limites para gastos de cada candidato nas campanhas eleitorais deste ano. Presidência da República: 70 milhões de reais no 1º turno. Se houver 2º turno, mais 35 milhões. Governador: poderá variar entre 2 bilhões 800 milhões e 21 milhões, de acordo com o número de eleitores de cada estado a ser apurado no dia 31 de maio deste ano. Senador: de 2 milhões e 500 mil a 5 milhões e 600 mil. Deputado federal: teto de 2 milhões e 500 mil. Deputado estadual: limite de gastos de 1 milhão. Tudo isso se não funcionar o famoso caixa 2.

Nosso tempero em Festival
Valorizar os produtores locais criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes. Este é o principal objetivo da Plataforma – Fartura Comidas do Brasil. O primeiro evento do ano será na capital paraense, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, nos dias 27 e 28 de janeiro. Representantes de peso de todo o país participam e, do Maranhão o chef Rafael Bruno, do Restaurante Ponto X é quem estará presente. Para o evento, Rafael preparou uma aula que vai ensinar um dos pratos típicos do Maranhão: o arroz de cuxá, que é feito com vinagreira, gergelim, camarão seco entre outros ingredientes.

Para escrever na pedra:
“O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão”. Do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Márquez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.