Literatura

Noite de poesia e estreia

Escritor Arnaldo Vieira lança hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei, o livro de estreia “Música para afogamentos”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Arnaldo Vieira lança livro "Música para afogamentos"
Arnaldo Vieira lança livro "Música para afogamentos" (Arnaldo Vieira)

SÃO LUÍS- O escritor Arnaldo Vieira lança hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping) “Música para afogamentos”, seu livro de estreia. São 32 poemas sobre temas aparentemente corriqueiros, que ganham um enlevo poético na visão do autor a exemplo de um velório, a janela de um ônibus, observações sobre leituras, entre outros temas variados. O livro é um lançamento da Pitomba! Livros e discos.

Arnaldo Vieira escreve desde 2007 e assina o blog “Eu e as reticências”, onde estão publicados parte dos poemas de “Música para afogamentos”. A ideia de levar o trabalho para outro suporte, o livro, ocorreu depois que o escritor percebeu um amadurecimento de sua escrita. “Alimento o meu blog desde 2007, sempre que possível. Escolhi as poesias a partir de publicações de lá. Selecionei algumas que penso que retratem melhor a forma como vejo as coisas, meu processo de amadurecimento e alguns temas que me são mais recorrentes”, diz.

O escritor batizou a obra de estreia com o título de um dos poemas do livro. A escolha se deu pelo fato de ele entender que o poema representa a mistura de imagens que traz nos textos já que sua poesia aborda de tudo um pouco. “As coisas que despertam meu interesse de escrever vão desde a morte de pessoas da minha família até sacolas de supermercado sendo levadas pelo vento”, sintetiza.

Inspiração

Arnaldo Vieira conta que a inspiração na hora de escrever vem de diversas formas. “Um verso ou uma expressão quando estou dirigindo, ou dormindo, ou lendo alguma coisa, vendo um filme, etc. Daí eu guardo ela para trabalhar depois no texto, quando a ideia vai ficando mais clara. Eu escrevo alguns contos também e tenho algumas ideias para outras obras”, adianta.

A obra tem projeto gráfico de Bruno Azevêdo, que usou imagens de um livro de biologia de 1558, quando a ciência ainda acreditava em monstros marinhos. São esses monstros que se emaranham aos poemas. Azevêdo assina ainda a edição da obra. “Conheci o Bruno na faculdade em que damos aula e em muito pouco tempo de convivência ficamos amigos. Foi um trabalho bem fácil de fazer com ele. A gente se conhece bastante, troca muitas referências de coisas que nos interessam nos quadrinhos, livros, séries. A gente foi conversando sobre tudo. Eu tinha uma ideia, mostrava para ele, ele aprimorava, vinha com outra ideia”, relata o autor explicando como se deu a parceria entre ambos

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Música para afogamentos”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping

Preço do livro

R$ 25,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.