Depredação

Vandalismo causa perigo para quem frequenta o Centro Histórico de SL

Desconhecidos têm furtado as placas de ferro que protegem a base dos postes de iluminação em vários pontos do Centro Histórico; fiação fica exposta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - O Patrimônio Histórico de São Luís está em perigo, com o constante ataque de vândalos em diversos pontos do Centro Histórico. Na Praia Grande, postes foram alvo da ação criminosa, que termina trazendo riscos à população.

Os postes das ruas do Centro Histórico estão, em sua maioria, com a fiação exposta, após a retirada indevida das placas de ferro que ficavam em suas bases. O perigo é ainda maior por causa das chuvas que atingem a capital, que podem causar um curto-circuito na fiação. Turistas e moradores ficam inseguros, principalmente à noite, uma vez que a maioria das luminárias não está funcionando. A ação dos vândalos também facilita os assaltos na região.

“Essa situação é um perigo para quem passa por aqui, principalmente se uma criança resolver mexer nessa fiação. Acredito que deveria existir um cuidado maior e punição também. Talvez só assim atos como esses seriam bem menos frequentes”, disse Jaciene Nabate Coelho, de 21 anos.

Além da exposição em postes, a viação aparece nas calçadas após o furto de fios existentes no local, gerando riscos de choque e queda.

Até o fechamento desta edição, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não se pronunciou.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.