Educação

Transição escolar: crescer é preciso, e mudar faz parte

Colégio desenvolve programa customizado que facilita as mudanças na vida escolar; para crianças na faixa etária de 10 a 11 anos, mudanças vão além de novos colegas e professores, pois coincidem com a transição do processo escolar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]Com o início do ano escolar, as crianças se preparam para trocar a rotina de brincadeiras das férias pela nova fase escolar, que começa com a compra dos novos livros e material escolar, o reencontro com colegas de turma e a descoberta dos novos colegas e professores, além das disciplinas a serem estudadas nesse novo semestre de vida acadêmica.

Mas, para crianças na faixa etária de 10 a 11 anos, as mudanças vão além de novos colegas e professores, pois coincidem com a transição do processo escolar do ensino Fundamental 1 para o Fundamental 2, fase em que aumentam as responsabilidades, multiplicam-se os professores, e a criança passa a ser mais exigida em questões como maturidade e responsabilidade. Para muitos, não é uma transição natural, e para que não seja traumática é preciso atenção especial dos pais e da escola, para que o processo seja lúdico e eficaz.

No Colégio Dom Bosco, a equipe pedagógica prepara os alunos para a transição do Fundamental 1 para o Fundamental 2 de forma especial e bastante interativa, para que a criançada não sinta tanto o impacto da mudança.

Entre as ações realizadas estão o bate-papo com os novos coordenadores e supervisores, para apresentar o novo segmento aos alunos, abordando as novas disciplinas, os novos horários, a quantidade de professores que terão nessa nova fase, e apresentação todos os projetos e ações do Fundamental 2.

Além disso, os alunos têm aulas práticas e lúdicas com seus novos professores e assistem a uma aula especialmente promovida pelos próprios alunos do 6º ano, uma atividade de interação entre os alunos veteranos e novatos. Esse projeto é chamado pela escola de "Anjo" e traz grandes resultados para a sala de aula.

"A importância do projeto de transição para os alunos do 5º ano é no sentido de garantir uma preparação para os desafios que virão na nova etapa de ensino. Nessa fase, os alunos terão maior exigência de autonomia e independência, além de precisar lidar com questões sociais próprias da faixa etária", destaca a supervisora pedagógica do Fundamental Anos Finais, Letícia Nogueira.

[e-s001]Os pais também participam desse momento de transição em uma reunião com os coordenadores, que sinalizam as mudanças e novidades sobre o segmento. O ponto alto das ações de transição fica por conta do tour pelas salas do Fundamental 2, mostrando a eles cada espaço que será a nova casa de estudos nos próximos anos.

"Vale ressaltar que a equipe de docentes desses alunos também passa por momentos formativos que contribuem para a recepção adequada desses estudantes. É essencial que todos os envolvidos no processo de acolhimento estejam sensíveis ao momento de mudança", enfatiza o assessor pedagógico do Colégio Dom Bosco, Thiago Paim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.