Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O DESEMBARGADOR eleitoral Eduardo Moreira prestigiou a solenidade de posse do novo procurador geral da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, advogado Tarcísio Araújo. Na foto, com os dois, o novo presidente do Poder Legislativo, deputado Othelino Neto
O DESEMBARGADOR eleitoral Eduardo Moreira prestigiou a solenidade de posse do novo procurador geral da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, advogado Tarcísio Araújo. Na foto, com os dois, o novo presidente do Poder Legislativo, deputado Othelino Neto

Froz na Câmara
No próximo dia 22, o desembargador Froz Sobrinho assumirá a Presidência da Terceira Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Maranhão. A mudança na Presidência segue em sistema de rodízio pelo desembargador mais antigo na Câmara, pelo período de um ano, de acordo com o artigo 15 do Regimento Interno.
Ao presidir a Câmara, não há prejuízo de oficiar como relator, revisor ou vogal. Cabe a ele, ainda, convocar sessões extraordinárias, sem prejuízo dessa convocação pela Presidência do Tribunal, proclamar o resultado dos julgamentos e exercer o poder de polícia durante as sessões.
O presidente da Câmara, quando necessário, será substituído pelo desembargador mais antigo e que seja membro da Câmara.

Toque de caixa
Para não deixar a tradição morrer, o Laborarte, sempre levantando a bandeira das coisas da terra, retomou as oficinas que ensinam as mulheres a tocar as caixas do Divino Espírito Santo.
As aulas acontecem semanalmente e atraem aprendizes de todas as idades.
O mais interessante é que os turistas também se interessam, embora muitos não demonstrem qualquer habilidade rítmica.
Mas tudo vale quando se tem iniciativa.
Na coordenação do Laborarte está a cantora Rosa Reis.

Fora de época
Território até hoje não abarcado pelas regras eleitorais, a rede social Facebook já virou tribuna de campanha há tempos. E tudo indica que vai continuar.
Há quem a utiliza como um diário, apresentando textos, fotos e vídeos referentes a inaugurações, assinaturas de ordem de serviço, inspeções, discursos, homenagens e outros acontecimentos que podem chamar a atenção de eleitores.
Agora, com a aproximação da eleição, aparecem postagens com jeito de banner ou adesivo de campanha com direito a slogan e tudo.
O que se tem observado é que o “feice” virou uma espécie de guia eleitoral dos novos tempos. Um guia fora de época, fora de regra. Bem mais democrático.

Folia nas academias
O Carnaval já chegou nas academias de São Luís. É que as aulas de musculação e das outras modalidades estão se rendendo aos sons do ritmo mais popular do Brasil.
É o que se vê na Academia Viva Água, no Renascença II, desde o início deste mês. Além da trilha sonora, uma decoração temática está sendo providenciada, como em todos os anos, marcando nesta temporada de entrudo.

Programa de estágio
A MRV Engenharia acaba de abrir seu “Programa Trainee 2018”, oferecendo vagas em diferentes áreas da companhia.
Os profissionais aptos a se inscrever devem ser graduados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2017, nos cursos de Administração de Empresas, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, de Produção, Computação, Eletrônica, Elétrica e de Automação e Controle, Mecatrônica, Relações Públicas e Comunicação.
Além disso, os trainees precisam ter disponibilidade para mudanças de cidade e viagens constantes.
Cada profissional estará envolvido tanto em negócios quanto em ideias que impactem positivamente a vida dos clientes.

Resumo, por Marlene Barros
A artista visual Marlene Barros inaugura hoje, às 19h, a exposição ‘Resumo’, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga, realizada com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A mostra possui 15 esculturas, 15 telas e instalações que mostram como a artista sempre trabalhou o volume na escultura e na pintura, onde o gesto deixa transparecer uma tridimensionalidade quase lírica, mas sempre muito orgânica.
“O gesto que encontramos na pintura está da mesma forma presente na escultura, onde o corpo humano é percebido na essência da obra, o que torna sua produção muito especial”, pontua a artista.
‘Resumo’ ficará aberta para visitação pública no período de 17 a 31 de janeiro.

Jegue muda o ritmo
O bloco Jeguefolia levará o ritmo caribenho para o Circuito de Rua do Carnaval de São Luís. A festa dos blocos, como já se sabe, acontecerá no novo corredor da folia, ou seja, na Beira-Mar, proposta que deu certo no ano passado. Subirão no trio os vocalistas Erlanes Duarte, Fernando e Érick. Além das músicas que resgatam a folia momesca local, eles incluirão, por exemplo, lambada, salsa e merengue no repertório. No melhor estilo das ilhas do Caribe.

TRIVIAL VARIADO

Comandado pelo produtor cultural Raimundo Campos, o bloco Jeguefolia divulgará este ano o clipe da música “Dança do Jeguerê”, gravada em estúdio, na quadra da escola de samba Turma do Quinto e alguns cenários da cidade.

Mais se parece carrossel do que ministério. Em um ano e oito meses, o presidente Michel Temer substituiu 15 integrantes do primeiro escalão. Pelo menos outros 11 ministros sairão até abril para disputar a eleição.

Professores de Economia deveriam criar um corpo de voluntários para explicar em detalhes sobre o que significa o rombo nas contas públicas, não só da União, como de estados e prefeituras. Por décadas, temos visto o dinheiro arrecadado na forma de impostos se dissipar como cinzas ao vento.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fechou o ano passado com quase 84 pontos, 4% superior ao registrado no final de 2016.

A propósito: o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) encerrou 2017 com patamar 8% maior que no ano anterior, de 107 pontos (em ambas as pesquisas a pontuação varia entre 0 e 200 pontos).

O placar eletrônico Impostômetro atingiu, na noite de sábado, 100 bilhões de reais. É o registro da arrecadação do governo federal, iniciado a 1º de janeiro deste ano. Até dezembro, o déficit no orçamento não ficará abaixo de 160 bilhões.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti, esteve em São Luís na última sexta-feira, especialmente para prestigiar a posse do promotor de justiça, Tarcísio Bonfim, para exercer mais um mandato à frente da Associação dos Membros do Ministério Público do Maranhão (Ampem).

Em 2002, Ciro Gomes chegou a ganhar a posição de favorito na corrida presidencial.
Foi destruído por uma fala grosseira, machista e agressiva ao lado da atriz Patrícia Pillar. Agora, Jair Bolsonaro repete.
Um anúncio publicado em uma das revistas mais lidas por mulheres na Suécia convida as leitoras a urinar em uma área da página tratada com o mesmo material utilizado em testes de gravidez. Se o resultado for positivo, o prêmio aparece na hora. Não há o que não haja.

A cada dia que se aproxima da Feijoada “PH, a prata da casa”, que o vereador André Jardins realiza dia 28 em Presidente Dutra, mais aumenta o número de pessoas de São Luís que irão viajar quase 400 quilômetros para participar da festa.

Enquanto isso aumenta a expectativa na sociedade maranhense em torno do almoço deste ano comemorativo de mais um ano de circulação do caderno PH Revista, dia 3 de fevereiro
no Palazzo Eventos.

Em tempo: sábado, como já foi amplamente divulgado, faremos a entrega das camisetas-convites, somente para os convidados, que serão usadas durante o almoço, que este ano será mais “fechado” do que nunca.

DE RELANCE

Novo Capitão dos Portos
A Capitania dos Portos tem novo capitão de Mar e Guerra: Marcio Ramalho Dutra e Mello, que assumiu o cargo dia 15, em cerimônia presidida pelo comandante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, do 4º Distrito Naval. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Duailibe, prestigiou a solenidade, que ocorreu na sede da Marinha, no Jenipapeiro. Marcio Ramalho é carioca e substitui o capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes, sendo o 77º comandante da Capitania dos Portos do Maranhão.

Sobe a estrela de Vittar
Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, assumiu o comando do Camarote Expresso 2222, um dos mais famosos do Carnaval de Salvador criado há 20 anos por Flora e Gilberto Gil. A principal atração da abertura do Carnaval é ninguém menos que o maranhense Pabllo Vittar, hoje um dos cantores (ou cantoras) de mais sucesso no Brasil. A noite terá ainda a Dj Ju de Paulla.

Posição da engenharia
A nova diretoria do Clube de Engenharia do Maranhão, eleita para o biênio 2018/2020, definiu que os engenheiros locais se posicionarão, este ano, perante temas relevantes para o desenvolvimento e geração de empregos no estado. Para o engenheiro civil Emanuel Miguez, reeleito para o cargo de presidente, o curso do ITA, no Centro de Lançamento de Alcântara, e o Terminal de Uso Privado, que a China e WPR (braço do Grupo WTorre) planejam construir em São Luís, devem avançar, considerando a sustentabilidade ambiental e social.

Bloco Aurora
A programação de pré-Carnaval em São Luís está com tudo e não está prosa. O Bloco Aurora, na Casa das Dunas, por exemplo, vem com tudo no próximo sábado, reunindo também uma turma animada do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A proposta do Aurora foi um sucesso em 2017 e agora repete a dose, atraindo a ala jovem e bonita de São Luís para o endereço mais divertido da orla marítima da Capital.

Metodologia
“Metodologia Ativa” foi tema do evento de boas-vindas aos funcionários do Grupo Crescimento, na última sexta-feira, no Rio Poty Hotel. Sobre o tema, discorreu o professor José Ivair Motta, ao proferir palestra acerca do papel do professor para atender às demandas do aluno do século XXI. Os professores também participaram de um workshop para aprofundar conhecimentos sobre a “Metodologia Ativa”. O especialista, por outro lado, conheceu os métodos inovadores de ensino que as escolas do grupo desenvolvem há anos, colocando o aluno como protagonista na produção de conhecimento, principal objetivo dessa metodologia.

Empreendedorismo
O TIM Tec (plataforma do Instituto TIM que oferece cursos livres gratuitos a distância) acaba de lançar novos cursos de empreendedorismo. Os tais são voltados tanto para quem já possui e quer aprimorar um negócio quanto para quem deseja se tornar um microempresário. Para desenvolver o conteúdo das aulas, recrutou quatro especialistas em empreendedorismo. O curso foi dividido em três módulos, que auxiliam os alunos a encontrarem uma oportunidade conectada com seu propósito de vida, explicam todas as etapas necessárias para abrir um negócio próprio e ensinam processos e estratégias que ajudam a alavancar a nova empresa.

Vários cursos
Avançando com sua proposta de gerar conhecimento e promover educação, o Instituto Florence de Ensino Técnico (unidade Cohab) abriu inscrições para turmas em formação, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos oferecidos são Enfermagem, Radiologia, Nutrição, Saúde Bucal e Técnico em Estética. Aliás, recentemente, a turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho realizou o I Dia de Exposições Técnicas, quando foi abordado o tema “Segurança do trabalho”.

Para escrever na pedra:
“Se você falar a verdade, não precisará se lembrar de nada” – De Mark Twain.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.