Gás natural

Licenciamento do Campo de Gavião Preto terá audiência

Reuniões que acontecem hoje e amanhã nos municípios de Santo Antônio dos Lopes e Igarapé Grande são abertas ao público e irão debater as atividades de produção, escoamento e tratamento de gás natural naquela região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Unidade de Tratamento de Gás na Bacia do Parnaíba, onde a Eneva concentra seu modelo de geração térmica integrada a campos produtores
Unidade de Tratamento de Gás na Bacia do Parnaíba, onde a Eneva concentra seu modelo de geração térmica integrada a campos produtores (Gavião preto)

Com volume estimado de gás in place de 3,48 bilhões de m³, o Campo de Gavião Preto, localizado na Bacia do Parnaíba, terá seu processo de licenciamento ambiental da atividade de produção, escoamento e tratamento de gás natural discutido em audiências públicas, que serão realizadas hoje em Santo Antônio dos Lopes e amanhã em Igarapé Grande.
De acordo com a Eneva, que promove as audiências públicas, por meio de sua subsidiária Parnaíba Gás Natural (PGN), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), as reuniões são abertas ao público. A atividade de produção, escoamento e tratamento de gás natural do campo de Gavião Preto será instalada nos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Bernardo do Mearim, Poção das Pedras, Igarapé Grande e Pedreiras.
O campo de Gavião Preto foi declarado comercialmente em janeiro de 2016, área que surgiu de parte da área do bloco PN-T-67, onde é conduzido o plano de avaliação da descoberta (PAD) de Angical, que estuda os indícios encontrados pelos poços 1-OGX-110-MA, 4-OGX-112-MA e 4-OGX-114-MA.
“A PGN optou por declarar a comercialidade das áreas de Angical que estavam em estágio exploratório final. A porção remanescente seguirá em estudo e poderá ser declarada comercial quando os resultados das atividades exploratórias estiverem mais avançados”, afirmou o CEO da PGN, Pedro Zinner, à época. Logo depois a ANP aprovou o plano de desenvolvimento do campo de Gavião Preto.

Campos comerciais
Atualmente, a companhia tem sete campos declarados comerciais: três deles em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho e Gavião Branco) e quatro em desenvolvimento (Gavião Caboclo, Gavião Azul, Gavião Preto e Gavião Branco Norte). A companhia possui, ainda, sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs) e sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015.
O gás é produzido de acordo com a demanda do Complexo Parnaíba. O gás não-associado onshore é mais competitivo em termos de custo de descoberta, desenvolvimento e produção por metro cúbico, resultando na geração de energia com custos mais atrativos para o sistema elétrico brasileiro.
Em 2017, a Eneva chegou à marca de mais de 100 poços perfurados na Bacia do Parnaíba, um A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, com capacidade de produção de 8,4 milhões de m³ por dia. A companhia opera mais de 40 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, área equivalente ao tamanho da Suíça.

Sobre a Eneva
A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado na gestão do reservoir-to-wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no país.

Mais

Cronograma de audiências públicas

Santo Antônio dos Lopes:
Quando: 17/01
Horário: 19h
Onde: Clube Municipal -
Av. Maranhão Sobrinho,
s/n. – Centro, Santo Antônio dos Lopes

Bernardo do Mearim, Poção das Pedras, Igarapé Grande e Pedreiras:
Quando: 18/01
Horário: 19h
Onde: Ginásio Poliesportivo Edinalvo Galvão - Av. João Carvalho, s/n. – Centro, Igarapé Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.