Descuido

Faltam banheiros químicos na folia

Pré-Carnaval deixa rastro de mau cheiro e sujeira no Centro; comerciantes reclamam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Ruas do Centro ficam sujas e com mau cheiro após o pré-Carnaval
Ruas do Centro ficam sujas e com mau cheiro após o pré-Carnaval (Sem banheiro)

O período de pré-Carnaval chegou, e as ruas da Madre Deus e do centro de São Luís ficam lotadas nos fins de semana, quando os blocos vão à rua e arrastam multidões. Porém, o que era para ser apenas alegria e diversão acaba se transformando em dor de cabeça, pois a quantidade de banheiros químicos parece ser insuficiente nesses espaços. Os foliões, não tendo onde fazer suas necessidades fisiológicas, acabam usando a rua.

A situação deixa inconformados, principalmente, os donos de comércios na área onde acontecem as festas. Nas manhãs seguinte à folia, se veem obrigados a lavar as calçadas, por causa do mau cheiro. “O cheiro aqui é muito forte, por causa da falta de banheiros químicos em grande quantidade para atender a população”, disse uma comerciante, que não quis se identificar.

Insegurança
Além da falta de banheiros químicos, a de policiamento adequado faz com que os foliões pensem antes de sair de casa. A insegurança é outro fator que atrapalha a festa de pré-Carnaval na cidade.

O delegado Joviano Furtado, do 1º Distrito Policial, explicou que o policiamento está sendo feito nas ruas do Centro. Porém, sobre os casos de roubos e furtos, frisou que, para que seja investigado, é preciso que haja a ocorrência.

Questionada sobre o trabalho realizado no período festivo, a Secretaria de Segurança Pública informou, por meio de nota, que as estratégias utilizadas são as mesmas já realizadas em eventos como São João e Réveillon dos últimos anos. O policiamento nos períodos pré e carnavalesco é feito em parceria com batalhões como os 8º e 9º BPMs, Choque, da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), da Cavalaria da PM e de órgãos parceiros, entre eles o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT).

Destacou ainda que o policiamento nas áreas de folia é feito de forma motorizada, montada e a pé, realizando revista em barreiras nas imediações da programação e durante o percurso de blocos e apresentações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.