Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
SUGESTÃO de uma bela fantasia grega que pode servir de inspiração para as produções femininas para o Almoço do PH Revista
SUGESTÃO de uma bela fantasia grega que pode servir de inspiração para as produções femininas para o Almoço do PH Revista
O ex-vereador Carioca (Paulo Roberto Oliveira), do PRDB, visitou a ex-governadora Roseana Sarney para informar que está no páreo para concorrer, nas eleições deste ano, a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado
O ex-vereador Carioca (Paulo Roberto Oliveira), do PRDB, visitou a ex-governadora Roseana Sarney para informar que está no páreo para concorrer, nas eleições deste ano, a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado

O Almoço mais esperado do ano
Estão mais acelerados do que nunca os preparativos para o evento mais esperado da temporada pré-carnavalesca maranhense: o Almoço do PH Revista, nossa grande confraternização para celebrar os 38 anos do caderno PH Revista, de O Estado, e os 48 anos de jornalismo deste Repórter PH.
A contagem regressiva começa no próximo sábado, dia 20, com a entrega das camisetas-convites, que são de uso obrigatório pelos convidados para que eles tenham livre acesso aos salões do deslumbrante Palazzo Eventos, a partir das 14h do dia 3 de fevereiro.
Vencida essa etapa, a movimentação passará a ser nos ateliês de costura da cidade, onde muitas dessas camisetas confeccionadas pela Malharia Bege, de Rosamy Belisário, serão customizadas e transformadas em originais e/ou luxuosas fantasias inspiradas nos usos e costumes da Grécia Antiga – tema desenvolvido pela designer Cintia Klamt
Motta para a festa deste ano.
Vale ressaltar que o livre acesso dos convidados só será possível aos que tiverem o seu nome devidamente confirmado na lista organizada por Teresa Martins. Só o uso
da camisa não vale.
As camisetas – é importante lembrar – terão que ter a marca PH em lugar de destaque, para que se possa evitar duplicações ou falsificações.

Posse no TRE-MA
Está se aproximando um dos maiores eventos da Magistratura maranhense deste primeiro semestre de 2018.
É a posse, às 16h do dia 2 de fevereiro, da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que terá como Presidente o desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe e como Vice-Presidente/Corregedor, o desembargador Cleones Carvalho Cunha.
Os dois são, sem dúvida, magistrados dos mais queridos, aplaudidos e admirados da Justiça no Maranhão.
Na mesma solenidade, o Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Maranhão entregará a comenda “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” a autoridades agraciadas.

Lula e julgamento
A esquerda se movimenta com rapidez em torno do julgamento de Lula no TRF-4, marcado para o próximo dia 24. Mas até agora não há informação sobre um plano alternativo que não seja o do ex-presidente para disputar a presidência.
Independentemente do resultado do julgamento, dia 25 de janeiro o PT reúne a executiva nacional para tratar do PT nas eleições de 2018.
Se a condenação de Moro for ratificada, os advogados podem entrar com os chamados “embargos de declaração”, ganhando tempo para a decisão definitiva.
Se o resultado for dois a um, podem apelar para os embargos infringentes e até pedir novo julgamento, que não tem prazo para acontecer.

Longe da terra natal
Ao concluir a sua viagem pelo Peru, o papa Francisco terá visitado nove países latino-americanos desde o início do seu papado, em 2013.
Ainda assim, o líder religioso não marcou data para ir ao país onde nasceu, a Argentina.
A razão principal, segundo o pontífice, é evitar o uso político de sua imagem em um país tão polarizado e no qual ele sempre se posicionou com mais simpatia pelo lado peronista.
Do atual presidente, Francisco guarda distância, embora o tenha recebido duas vezes, em audiências rápidas, no Vaticano.

Polítícos não podem esquecer
A campanha eleitoral vai se enriquecer caso seja divulgado levantamento completo sobre o número de municípios que não se sustentam com recursos próprios. Dos 5 mil e 570, estima-se que em torno de 1 mil e 500 – no Maranhão são quase 50 – precisam se socorrer de verbas estaduais e federais para o pagamento de seus funcionários, entre outras despesas. O debate sobre dependência financeira das prefeituras e fusões possíveis poderá levar à redução dos gastos públicos.

TRIVIAL VARIADO

A família Abreu sofreu um duro golpe na tarde do último domingo com o inesperado falecimento de José Guilherme de Abreu, vítima de um ataque cardíaco fulminante. O enterro foi realizado na tarde de ontem.

Domingo, no almoço do restaurante Alameda Trinta, que semana passada celebrou um ano de funcionamento, Tiana e Clorisval Gomes Pereira dividiam mesa com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite.

Tem mais: em outra mesa, Deia (nascida Trinta) e Luiz Campos Paes, mais a filha Isabella, contavam maravilhas do Réveillon de Florianópolis, cuja programação festiva dividiram
com Lil Trinta e Jorge Cateb Neto.

São 35 anos de casados – e não 36, como saiu ontem nesta coluna – que Teresa e Fernando Sarney celebraram sábado reunidos
com as filhas e os genros que estavam em São Luís.

Poucas vezes um jornalista recebeu tantos aplausos dos colegas por ter sido nomeado diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado como aconteceu agora com Edwin Jinkings.
É nisso que dá ser competente e boa-praça.

DE RELANCE

Supermercados
O destaque para este ano fica para a área supermercadista, com crescimento de 11%, atingindo 23,8 bilhões de faturamento. Por ter o maior faturamento do Estado, este setor exerce mais influência sobre o resultado final, o que significa 3,8 pontos percentuais em participação absoluta. As demais variações positivas são das seguintes atividades: Autopeças e Acessórios (+32%), Eletrodomésticos e Eletrônicos (+29%), Móveis e Decoração (+16%), Farmácias e Perfumarias (+11%), Vestuário, Tecidos e Calçados (+7%), Departamentos (+4%) e Materiais de Construção (+3%).

Resultado Enem
Os estudantes maranhenses estão na expectativa para o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que será antecipado para o dia 18 deste mês. A nova data foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes podem usar o resultado das provas do Enem em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ex África
Uma exposição com os artistas contemporâneos mais promissores do continente africano desembarca no Rio de Janeiro no próximo sábado (20). Reunindo duas dezenas de nomes que chamam atenção internacional, mas que são pouco conhecidos no Brasil, além de dois artistas afro-brasileiros, a “Ex Africa” traz uma mostra dos dilemas e desafios do continente hoje e que se assemelham ao de países latinos. Até 26 de março, a mostra estará aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da Cidade Maravilhosa.

Novo algoz
Em uma semana na qual a espetacular notícia da menor inflação em 20 anos no Brasil deveria ter dominado os noticiários, a inconveniente insistência do PTB em manter a deputada Cristiane Brasil – logo depois da desistência do governo de nomear o deputado maranhense Pedro Fernandes – como indicação para o Ministério do Trabalho, acabou ocupando os espaços mais destacados da mídia. Com a insistência em manter essa indicação, o PTB traz para o governo um prejuízo que a oposição até agora tentou, e não havia conseguido.

Há contradição
Há contradição no comportamento de parte esclarecida da população brasileira. Em um primeiro momento, reclama que políticos não traduzem seus ideais e não interpretam anseios de interesse público. Acusa-os por decepcionar, praticando o aniquilamento da boa fé. Depois, silenciam quando tomam conhecimento de que o déficit nas contas do governo federal é constante e se avoluma, tendo atingido 160 bilhões de reais no ano passado.

Muito claro
Meu saudoso amigo advogado e escritor Saulo Ramos, antes de qualquer conversa sobre matéria jurídica, costumava dizer: “Vamos ler a lei”. A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia garantida pela Constituição Federal. Em um regime verdadeiramente democrático, não se deixa influenciar por pressões.

Eleição na AGE-MA
Membros da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) realizam, na próxima quinta-feira 18, no auditório da Fecomércio, no Renascença, a eleição do Conselho Fiscal e da Coordenação Geral para o biênio 2018/2019. Vale destacar que apenas uma chapa está inscrita para concorrer, a chapa “Avançar”.

Para escrever na pedra:
“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
De Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.