Maranhão sem emprego

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O levantamento sobre a geração de emprego nos estados - divulgado ontem pelo Correio Braziliense e reproduzido hoje por O Estado - é mais uma prova de tropeço da gestão comunista no Maranhão.
A cada novo dado oficial revelado, fica evidente a falta de políticas públicas eficazes para alavancar o desenvolvimento do estado.
Enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB) usa todo o seu aparato de comunicação para maquiar a realidade e “vender” um Maranhão que só existe na propaganda, os números traduzem de forma fiel a metáfora de que o estado, de fato, engatou a marcha à ré desde 2015.
A mais nova prova diz respeito à geração de emprego: segundo pesquisa do portal Trabalho Hoje, a pedido do jornal Correio Braziliense, o Maranhão perdeu - de janeiro a novembro de 2017 -, 1.838 postos de empregos formais. O desempenho é o sexto pior entre todas as unidades da federação. Na outra ponta do levantamento, 17 estados conseguiram ampliar a oferta de emprego.
A esse dado, somam-se outros já conhecidos e não menos reveladores da incompetência comunista: o aumento da miséria (são 312 mil novos pobres no estado desde 2015) e a queda da competitividade maranhense e do PIB.
Esses são os dados reais do Maranhão de verdade, sob o jugo de Flávio Dino. Mas você não os encontrará na propaganda comunista.

Opções
Antes de transformar o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, em opção para ser “isca” do DEM, o governador Flávio Dino (PCdoB) cogitou outra possibilidade.
O comunista chegou a articular a ida do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) para a sigla. Seria a forma de atrair os democratas de vez para a base aliada.
A guindada, no entanto, seria muito brusca e, mesmo diante da proximidade de Rubinho com o DEM nacional, a operação acabou não sendo levada adiante.

Salva de vaias
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), passou por grande constrangimento público no domingo, 14.
Durante um show em comemoração ao aniversário da cidade, uma cantora pediu uma salva de palmas ao gestor.
O público presente respondeu, mas em vez da ovação, o que o comunista recebeu foi uma salva de vaias.

Lista
O ex-deputado Ricardo Murad, pré-candidato a governador do Maranhão pelo PRP, apresentou mais uma das propostas que defenderá quando se iniciar a campanha eleitoral.
Segundo ele, se eleito, a escolha do titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) será feita a partir de uma lista tríplice.
- O secretário de Segurança será escolhido em lista tríplice votada por todos os integrantes da Polícia Civil. Teremos uma administração profissional - destacou Murad em suas redes sociais.

Técnico
O diretor executivo nacional da Funasa, Arnaldo Melo (MDB), conduzirá reunião técnica do órgão no Maranhão.
A reunião, que contará com a presença de André Campos, superintendente regional do órgão, servirá para tratar do nivelamento de ações técnicas no estado.
Melo já assinou mais de 100 convênios com municípios maranhenses para a viabilização de recursos públicos. Durante o encontro, vai detalhar os repasses.

Faltoso
O deputado federal Waldir Maranhão (PP) foi o segundo parlamentar que mais faltou a sessões da Câmara Federal, sem justificativas, em 2017.
O levantamento é do site Congresso em Foco, que acompanhou de perto a efetividade de deputados federais ao longo do ano.
Maranhão tenta articular uma candidatura ao Senado da República com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB).

No jogo
A ex-deputada estadual Cleide Coutinho (PSB), viúva de Humberto Coutinho, que faleceu no início do ano, vai tentar voltar à Assembleia Legislativa.
Cleide já assegurou a aliados a sua intenção de disputar a eleição e deve fazer o anúncio oficial em breve, após retornar de São Paulo, onde se submete a exames.
Cleide exerceu o último mandato entre os anos de 2011 e 2014. Abriu mão de disputar a reeleição em 2014 para apoiar o esposo. Agora, deve retornar às articulações.

DE OLHO

R$ 1,043 milhão é o valor de um aditivo a ser pago pelo Detran-MA por um sistema de automação contratado em 2017.

E MAIS

• Os gastos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) seguem não sendo publicados pelo Governo do Estado no Portal da Transparência.

• A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) também não divulga no portal seus gastos.

• A direção nacional do PSL resolveu reafirmar que, no Maranhão, quem tem autoridade para falar pelo partido é o vereador Chico Carvalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.