Festa está começando

Pré-Carnaval agita o Centro de São Luís no fim de semana

Blocos organizadores percorreram vias do bairro no sábado; profissionais da comunicação estiveram encontro da folia, que este ano, chegou a sua 20ª edição

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Bloco Os Safados teve a primeira concentração do ano no Centro Histórico, com muitos foliões fantasiados
Bloco Os Safados teve a primeira concentração do ano no Centro Histórico, com muitos foliões fantasiados (Pré-Carnaval)

O pré-Carnaval agitou as ruas e avenidas do centro de São Luís, neste fim de semana. A concentração maciça dos blocos organizados aconteceu, em sua maioria, no sábado, 13, em pontos distintos da região da cidade. Ontem, também houve concentração na Madre Deus. A banda Bandida marcou presença nos arredores da Fonte do Ribeirão e mobilizou grande público no sábado, 13. Já o recém-criado bloco Só Safados fixou ponto na Rua da Palma e percorreu no mesmo dia, com grande alegria, vias do Centro.

A concentração da Bandida aconteceu por volta das 16h. Com marchinhas antigas e novas, muita gente fantasiada expressou alegria e descontração durante a primeira aparição na folia de momo deste ano.
Após sair da Fonte do Ribeirão, a banda passou pela Rua dos Afogados e Beco da Pacotilha antes de retornar ao local da concentração. “A gente mais uma vez vai dar o tom e a alegria neste Carnaval”, disse Milton Gadelha, idealizador da Bandida.

A estudante Milla Carvalho estava fantasiada de enfermeira. Ela, juntamente com algumas amigas, curte o Carnaval de rua da cidade. “Eu acho que o Carnaval tem de ser curtido na rua, porque é a essência da festa. Por isso, eu e minhas amigas vamos para rua para participar do momento de alegria”, afirmou.

Já o bloco Só Safados também teve a primeira concentração do ano no Centro. Constituído, em sua maioria, por jovens entre 18 e 21 anos, a brincadeira – que surgiu por iniciativa de jovens amantes da folia carnavalesca que se reúnem com a ajuda das redes sociais – ganha a cada dia novos adeptos. “É uma galera que gosta de curtir a festa somente na paz e alegria. Por isso, o bloco deve realmente marcar época no Carnaval de São Luís”, disse Fernando Araújo, um dos integrantes do Só Safados.

Bloco da imprensa
A primeira concentração do Bloco da Imprensa foi realizada na tarde de sábado, 13, na Praça dos Catraeiros, na Praia Grande, e também marcou o pré-Carnaval da cidade. O encontro, considerado um dos pontapés da folia de momo na capital maranhense, contou com a presença de diversos profissionais da comunicação, de meios impresso, digital, televisivo e radiofônico.

Este ano, o bloco traz o tema “Questão de gênero, número e grau”, em referência às diferenças relativas às preferências sexuais e de raça. Durante a festa, foi feita homenagem póstuma ao repórter fotográfico Francisco Campos, que trabalhou em diversos órgãos de imprensa do estado e que faleceu no dia 27 do mês passado. Ele foi presença marcante em outras edições do Bloco da Imprensa.

O evento foi aberto com o tambor de crioula de Leonardo e o grupo de pagode Sindicato do Samba. Em seguida, se apresentou o bloco tradicional Os Reis da Liberdade (grupo campeão do grupo A do carnaval do ano passado). Depois, foi a vez da Banda Carnaboi (com Juarez Sousa e Nonato Silva) e da bateria da escola de samba Turma do Quinto (com Gabriel Melônio, Franklin Hudson e Alessandra Loba). Encerraram a programação o cantor Mano Borges e a banda Confraria do Copo.

SAIBA MAIS

No dia 2 de fevereiro, haverá o tradicional Baile da Imprensa. O evento ocorrerá na sexta-feira magra de Carnaval, na Casa do Maranhão, com entrada para os profissionais locais e convidados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.