OAB-MA

Candidato à reeleição, Thiago Diaz perde apoio de aliados

Presidente da Ordem havia assumido, em 2015, compromisso de não buscar reeleger-se, mas mudou de ideia e foi abandonado por ex-apoiadores

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Charles Dias (esq.), considerado um dos pilares da eleição de Diaz (dir.), criticou “sede de poder” do pupilo
Charles Dias (esq.), considerado um dos pilares da eleição de Diaz (dir.), criticou “sede de poder” do pupilo (Thiago Diaz,)

O presidente da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz tem perdido, nos últimos meses, apoio de importantes aliados que o ajudaram a se eleger em 2015.

As críticas residem, principalmente, no fato de o hoje presidente da entidade não estar inclinado a cumprir o compromisso formalizado em campanha de não tentar reeleger-se no próximo pleito.

Por conta disso, têm havido reações à postura de Diaz. Na mais recente delas, um grupo de advogados assinou uma lista contra o instituto da reeleição. Logo depois, sob o pretexto de renovar metas da gestão, ele destituiu de vários cargos de comando na Ordem quase uma dezena de advogados. Eles dizem que o ato foi uma retaliação.

No fim da semana passada, mais uma baixa: o advogado Charles Dias, considerado um dos principais pilares da eleição de Thiago Diaz, também oficializou seu desembarque da atual gestão.

Em um vídeo postado nas redes sociais, ele criticou o que considerou “sede de poder” do pupilo ao retaliar quem não concorda com sua tentativa de reeleição e adiantou que não apoiará mais o presidente da Ordem.

“Bastou que um grupo de advogados reafirmasse esse compromisso de campanha para que o presidente retaliasse e destituísse esses advogados dos cargos que ocupam, hoje, no Conselho Seccional. Assim, venho de público externar minha solidariedade e o meu reconhecimento aos combativos colegas e ao competente trabalho que realizaram. E quanto às próximas eleições, ante a sede de poder que tomou conta do presidente e a vaidade, não caminharemos juntos”, destacou.

À manifestação de Charles Dias, seguiu-se um comunicado de Hélio Maia, renunciando à presidência da Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA, pelo mesmo motivo.

“O recente posicionamento do presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, em retaliar colegas da atual gestão, destituindo-os por simplesmente não apoiarem a sua recondução à presidência da Ordem, me fez repensar sobre minha permanência à frente da presidência da Comissão de Direito à Saúde. Comissão essa que, na gestão passada, só existia no papel e hoje, de forma atuante e diligente, vem mostrando diversas ações”, explicou o advogado.

MAIS

Curiosamente, em meio à crise de apoio vivida por Thiago Diaz, a advogada Ana Cristina Brandão Feitosa decidiu lançar, ainda que informalmente, sua pré-candidatura a presidente da OAB-MA. Ela é a atual presidente da Associação Brasileira dos Mutuários em Habitação (ABHM) e prima do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.