Sem sSujeira

Acúmulo de lixo é comum na Avenida Ferreira Gullar

Para tentar coibir o descarte irregular de lixo na região do São Francisco e Ilhinha, a Prefeitura instalou um Ecoponto na área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Entulho e lixo são descartados ao longo da Avenida Ferreira Gullar
Entulho e lixo são descartados ao longo da Avenida Ferreira Gullar (Entulho)

A Avenida Ferreira Gullar, que liga os bairros São Francisco e Jaracati, passando pela Ilhinha e comunidades do entorno como a Vila Jumento, tem diversos pontos de acúmulo de lixo. Apesar de haver diversos contêineres ao longo da via muita gente insiste em despejar o lixo ao longo do calçadão da avenida. O descarte irregular do lixo é feito tanto pela população quanto por carroceiros. Para combater esta prática a Prefeitura de São Luís inaugurou um Ecoponto na Avenida Ferreira Gullar.

Paulo César Pereira Diniz é carroceiro há 12 anos. Ele trabalha entregando material de construção para os moradores do entorno da Avenida Ferreira Gullar e admite que joga o entulho que sobra nos terrenos baldios e calçadas ao longo da avenida. “Eu sei que isso não é correto, mas todo mundo acaba jogando o lixo em qualquer lugar mesmo. Na pressa para fazer outro frete a gente nem procura uma lixeira”, afirma.

Ao longo da via são descartados pneus, móveis usados, eletroeletrônicos avariados, material reciclável, lixo domiciliar etc, deixando a área vulnerável a problemas ambientais – por causa da sua proximidade com áreas de mangue – e de saúde, por causa da proliferação de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Segundo Elismara da Costa Sousa, moradora da Ilhinha, a Prefeitura de São Luís faz a limpeza da Avenida Ferreira Gullar todos os dias, mas sem a ajuda da população o local acaba acumulando muita sujeira. “A população precisa se conscientizar também. Todo mundo reclama da sujeira, mas joga o lixo na rua de qualquer jeito”, comenta.

De acordo com a Prefeitura de São Luís, a coleta na Avenida Ferreira Gullar é feita de duas formas. A via recebe tanto a coleta domiciliar quanto a coleta de corredores e avenidas. As duas são feitas todos os dias. Uma vez pela manhã e outra à noite. Apesar disso, o acúmulo de lixo causado pelo descarte irregular é grande.

Por isso que foi inaugurado neste fim de semana um Ecoponto localizado na Avenida Ferreira Gullar. O Ecoponto São Francisco vai atender tanto os moradores do São Francisco quanto Ilhinha, Jaracati e comunidades do entorno. Os Ecopontos recebem restos de construção civil, poda e capina doméstica bem como móveis e eletrodomésticos velhos; eletrônicos como televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados; madeiras; óleo de cozinha; pneus; e recicláveis como plástico, papel, isopor, metais e vidros.

Com o Ecoponto em funcionamento espera-se que a comunidade colabore com a limpeza da avenida. O carroceiro Paulo César Pereira Diniz promete que a partir de agora vai usar o Ecoponto. “Já que o Ecoponto é aqui pertinho, na avenida mesmo, fica bem mais fácil para a gente. Eu vou passar a usar o Ecoponto e não jogar mais entulho na rua para evitar acumular sujeira e trazer doença para a gente”, disse.

SAIBA MAIS

Localização do Ecoponto
O Ecoponto São Francisco fica localizado na Avenida Ferreira Gullar, ao lado da Estação Elevatória de Esgoto da Caema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.