Vítimas

Drama: irmãs tiveram rostos queimados na guerra da Síria

Há seis anos, as duas crianças sofreram queimaduras após uma bomba atingir a casa delas, em meio à guerra civil que já dura anos no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O drama de irmãs que tiveram rostos queimados na guerra da Síria
O drama de irmãs que tiveram rostos queimados na guerra da Síria (O drama de irmãs que tiveram rostos queimados na guerra da Síria)

SÍRIA - As irmãs Qamar e Rahaf tiveram boa parte dos rostos e das mãos queimadas quando uma bomba atingiu a casa delas, há seis anos, na Síria. Elas estavam dormindo e o lençol de suas camas pegou fogo.

A Síria enfrenta uma guerra civil que já dura oito anos e matou centenas de milhares de pessoas.

Desde o incidente que as feriu, as duas tiveram que passar por dezenas de cirurgias. Qamar precisou, por um bom tempo, usar uma máscara sobre o rosto, para que a pele pudesse se recuperar.

"As pessoas diziam que eu era bonita. Eu quero ser bonita como eu era antes", diz a menina, de nove anos.

Aos poucos, elas foram se recuperando. Hoje, são excelentes alunas na escola. Mas tiveram que lidar com o bullying de outras crianças por conta das queimaduras.

"Os meninos me provocaram e diziam: 'Olha, ela tem o rosto desfigurado!"', relata Qamar.

"Peço para Deus me curar", diz Rahaf. "Eu também. Eu quero ser mais bonita do que eu era antes", completa Qamar.

Os pais das meninas temem que elas sejam alvo de preconceito e estigmas. Mas as crianças têm grandes planos para o futuro.

"Eu adoro médicos! Eu não gosto de hospitais, mas quero ser médica, para ajudar os pacientes a ficarem ainda mais bonitos do que antes", diz Qamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.