Entrevista

“O homem público deve se abster de vaidades”, diz presidente do TJ

Desembargador José Joaquim Figueiredo é presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Carla Lima subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
José Joaquim Figueiredo é presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão
José Joaquim Figueiredo é presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (Desembargador Joaquim Figueiredo: "O ganho social com os métodos alternativos é muito grande")

O presidente da Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), desembargador José Joaquim Figueiredo, foi eleito em um pleito que modificou uma tradição que vinha sendo seguida no TJ, que era o de aclamação do magistrado mais antigo.

Em entrevista a O Estado, ele rechaçou que tenha havido influência política na sua eleição e abordou problemas que a Justiça enfrenta perante a sociedade, como a morosidade dos processos, salário de juízes e questões que envolvem a conduta de magistrados.

José Joaquim Figueiredo falou ainda sobre o aumento do número de desembargadores no Maranhão e garantiu haver necessidades reais que justificam a criação de mais três vagas para a Corte estadual.

O Estado - A sua decisão de ser presidente do Tribunal de Justiça, mesmo havendo um acordo entre os desembargadores, passou por questões políticas?

José Joaquim - Eu inicialmente não queria esse compromisso mesmo os colegas já tendo manifestado o apoio. Eu resisti ao convite feito pelos colegas. Mas depois, esses mesmos colegas me diziam que o homem público deve se despir da vaidade. E isso já havia ocorrido comigo quando fui compor a Corte Eleitoral. Lá no TRE a regra é o desembargador passar um ano como corregedor e vice-presidente e depois presidir o tribunal pelos dois anos seguintes. Eu fui corregedor e não quis ser presidente porque eu entendia que para fazer uma eleição transparente – e não é que outros não tivessem feito – decidi não ser presidente do TRE e passei dois anos à frente da corregedoria eleitoral. Voltando à presidência do TJ, eu poderia ser corregedor por dois anos e depois presidente por outros dois anos. Porém, os eminentes colegas, assim como a Associação dos Magistrados, na insistência, pediam para eu suceder o presidente Cleones Cunha. Eu relutei, mas abdiquei mais uma vez de exercer outro cargo no tribunal. A ideia era dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo desembargador Cleones Cunha, que saneou este tribunal, que chegou a sofrer com a falta de papel.

O Estado - Questiona-se muito a imparcialidade da Justiça. Na sua opinião, tem havido descrédito da sociedade em relação ao Judiciário?

José Joaquim - O que digo sempre, que aqui na nossa Casa temos juízes e desembargadores probos, sérios, trabalhadores. Agora aqueles que tiverem desvio de conduta, devem responder por isso. Temos um código de conduta a ser seguido. E aqui, temos um acordo com o corregedor Marcelo Carvalho, de que o que for denunciado, deverá ser apurado. Mas aquilo que for denúncia, não denuncismo. Se for fato verídico, que prove. E se comprovado, deverá ser punido. Não vale insinuação como, por exemplo, o fato de um magistrado no plantão soltar um preso acusado de tráfico de drogas e passarem a ideia de que foi algo obscuro. Se houve algum desvio de conduta, apresente provas e nós devemos cortar na própria carne.

O Estado - Para o senhor, qual deveria ser a pena para um magistrado que desviar sua conduta?

José Joaquim - Aposentadoria compulsória para um magistrado que cometeu uma ilicitude no cargo tão importante parece prêmio. Não vejo como correto. O certo era ocorrer o que ocorre com a maioria dos servidores públicos: a exoneração. Mas sobre punição de magistrados, devo dizer que o Tribunal de Justiça do Maranhão é um exemplo, porque houve 125 punições para magistrados desde que se criou o Conselho Nacional de Justiça e desse total, 99 eram juízes, sendo 12 do Maranhão. E o processo começou pelo Tribunal de Justiça. Passamos o TJ a limpo. Por isso que digo que cortamos na própria carne. E sempre que preciso for, faremos isso.

O Estado - E o que falta para mudar esse tipo de punição? Os juízes têm esse interesse?

José Joaquim - Uma nova legislação. A nossa lei de organização é de 1975, a lei complementar 35. Acredito que o momento é propício para fazer esse tipo de mudança, já que estamos passando o país a limpo, pelo menos em parte, como a gente verifica. Mas seria, no caso, papel do Congresso Nacional – já que não somos legisladores – retirar do artigo 35 a aposentadoria para quem comente falta grave. Se cometeu ilicitudes, deve ser demitido a bem do serviço público, tenha 10 ou 30 anos de serviço. E nós, magistrados, temos falado sobre isso. E o que vejo é que todos apoiam.

O Estado - Outra crítica da sociedade é pela quantidade de desembargadores que existem no Maranhão. Aumentou agora o pleno do TJ. Era realmente necessário colocar mais três desembargadores?

José Joaquim - O Sindicato dos Servidores ingressou no CNJ contra o aumento de desembargadores – que foi um pleito de nossa associação – e o desembargador Cleones demonstrou por número a necessidade de aumentar o corpo de desembargadores. Fala-se muito a respeito da morosidade da Justiça. E eu tenho dito que após a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), aumentou de 2 mil processos/mês para 6 mil. O fato é que tínhamos mais de 20 mil processos antes da criação das três novas vagas. É uma quantidade grande. E com mais esses três novos magistrados, vamos criar uma nova câmara cível para atender às demandas.

O Estado - Sobre a presença dos juízes, como fiscalizar a assiduidade de 300 magistrados de primeiro grau?

José Joaquim - A sociedade poderá ser a fiscal. O juiz sabe quais as suas obrigações na comarca, que é de segunda a sexta. Como nós iremos fazer? Ao chegar a denúncia à Presidência, Ouvidoria ou Corregedoria será aberto um procedimento administrativo e para um advogado é muito fácil fazer isso. É só perguntar por que o juiz não se encontra na comarca. O secretário judicial é obrigado a fornecer uma certidão apresentando os motivos da ausência. Diante disso, se não for férias ou licença, por exemplo, pode denunciar e aqueles que não tiverem justificativa, não terão perdão. Eu mandarei descontar do salário os dias de ausência.

O Estado - Um juiz pediu para que benefícios como auxílio saúde e moradia fossem retirados de seus vencimento. Esse é um exemplo que deveria ser seguido pelos demais magistrados?

José Joaquim - Tudo o que ganhamos não foi determinado pelo Tribunal de Justiça. O que ganhamos está previsto na Constituição Federal e também previsto na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). Mas se depois for decidido que deve ser retirado, não tenho a menor dúvida: vamos acatar. E com relação ao colega [que pediu a retirada dos penduricalhos], se eu estivesse na presidência à época, eu teria sido muito enfático em perguntar por que ele não fez esse pedido anteriormente e por que somente agora. E outra, ele deveria ter feito um levantamento para saber quanto já tinha recebido com esses “penduricalhos”, para mandar descontar de seus meus vencimentos. Isso, com certeza, estaria no meu requerimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.