Precipitações

Fortes chuvas com raios estão entre as previsões para os próximos dias

Meteorologistas afirmam que chuvas que atingiram a cidade são normais e a população deve se preparar para mais chuvas de grande intensidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Nos últimos dias, a população de São Luís sofreu com as fortes chuvas que atingiram a cidade de maneira inesperada, com diversos transtornos. Entretanto, as precipitações já eram esperadas pelos especialistas do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O úni­co episódio inesperado foram os raios que caíram na capital.

O meteorologista Hallan Cerqueira destacou que os raios ocorridos durante a madrugada do dia 10 ocorreram por causa do vórtice ciclone de alto nível. Ele explicou que o vórtice de alto nível é uma nuvem de grande proporção, que contém gotas de chuva e raios e podem gerar fortes cargas elétricas. “Geralmente, esses raios caem nas chuvas do meio do ano, aquelas de tempo seco e chuvas repentinas”, frisou Hallan Cerqueira.

Segundo o meteorologista, as chuvas que atingiram a cidade são normais, levando em conta a estação chuvosa, bem diferente dos raios que chegaram com tamanha intensidade, levantando a possibilidade de mais casos durante o período de inverno.

“Entre os meses de dezembro e janeiro, principalmente, nós vamos perceber mais casos, como os já ocorridos, e com mais intensidade”, disse o meteorologista. Para os próximos dias, a população deve estar preparada para receber fortes chuvas, principalmente nas cidades do sul do estado, onde os índices são ainda maiores. Pode haver alguma mu­dança repentina, que traga as nuvens carregadas para o norte do Maranhão.

Prejuízos
Os raios que caíram na madrugada do dia 10, além de medo, trouxeram para muitas pessoas prejuízos materiais. A professora Ana Raimunda Pereira Melo, que mora no bairro Vassoural, contou que teve prejuízo de quase R$ 2 mil em aparelhos eletrônicos queimados, após a descarga do raio na rede elétrica, entre eles placa do portão, central de choque da cerca elétrica, o aparelho de internet e câmeras de segurança.

No Conjunto Bequimão, um raio caiu em uma residência, estendendo para a rede elétrica de toda a rua o dano, gerando também diversos prejuízos. Nas avenidas da capital, os transtornos continuaram: diversos semáforos amanheceram apagados, causando engarrafamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.