Diálogo

Trump diz que está aberto a conversar com a Coreia do Norte

Frase foi dita a presidente sul-coreano por telefone; ele também afirmou que não haverá ação militar enquanto Coreias estiverem dialogando; Trump enviará o vice Mike Pence para liderar a delegação dos EUA nos Jogos de Pyeongchang

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O presidente Donald Trump está aberto ao diálogo com a Coreia do Norte
O presidente Donald Trump está aberto ao diálogo com a Coreia do Norte (O presidente Donald Trump está aberto ao diálogo com a Coreia do Norte)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que está aberto a conversar com a Coreia do Norte. A declaração foi dada durante conversa telefônica com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e foi divulgada pelo gabinete da presidência desse país.

Um dia depois que as Coreias do Norte e do Sul estabeleceram as primeiras conversas em mais de dois anos, Trump afirmou que não haverá nenhuma ação militar enquanto o diálogo estiver em andamento, informou a Casa Branca em um comunicado divulgado após a conversa.

“Os dois chefes de estado preveem que as atuais conversas inter-coreanas podem naturalmente levar a conversas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte pela desnuclearização da penínsua coreana após os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang e concordaram em negociar juntos o progresso das conversas inter-coreanas", afirma o comunicado.

“O presidente Trump disse que os EUA estão abertos ao diálogo se a Coreia do Norte assim quiser, desde que as circunstâncias e a hora forem corretas".

Trump também disse que enviaria o vice-presidente Mike Pence para liderar a delegação americana nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, que serão realizados na Coreia do Sul no próximo mês.

O governo Trump tem dito que prefere uma solução diplomática para a crise, mas que todas as opções estão sendo consideradas, inclusive uma ação militar. Washington tem insistido que qualquer diálogo futuro só deve ocorrer se a Coreia do Norte desistir de suas armas nucleares, algo que Pyongyang não aceita.

Linha reativada

Os exércitos das duas Coreias se comunicaram ontem - pela primeira vez em quase dois anos - através de uma linha reativada de Pyongyang a Seul na sua histórica reunião de alto nível ocorrida terça-feira,9.

Os exércitos realizaram ontem testes de troca de mensagens através da linha recentemente restaurada, confirmou à agência de notícias EFE um porta-voz do Ministério da Defesa.

A linha está destinada a comunicações militares na região em torno do Mar Amarelo (chamado de Mar Ocidental nas duas Coreias). Pyongyang tinha deixado de utilizá-la em fevereiro de 2016, como forma de protesto pelo fechamento do complexo intercoreano de Kaesong, feito por Seul como castigo pelo desenvolvimento armamentístico de Pyongyang.

No entanto, a Coreia do Norte informou ao país vizinho, durante o encontro, que tinha reconectado esta via de comunicação.

Durante a reunião, Pyongyang também aceitou a proposta de Seul de realizar futuras conversações de categoria militar para atenuar os ânimos em torno da tensa fronteira entre os dois países, que tecnicamente estão em guerra há 65 anos.

Jogos Olímpicos

Também ontem, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que vai se reunir no dia 20 de janeiro para decidir sobre a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul em fevereiro.

“Na reunião, serão tomadas várias decisões essenciais, incluindo o número e os nomes dos atletas e autoridades do Comitê Olímpico da República Democrática Popular da Coreia, já que todos os prazos para registro já se esgotaram”, informou o COI em um comunicado ontem, 10.

“O COI também vai ter que decider o formato dessa participação, incluindo questões relacionadas ao protocolo oficial (bandeira, hino, cerimônias, uniformes etc.)”, continua o comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.