Videoconferência

TJMA e CGJ adotam sistema de comunicação online com juízes

Iniciativa objetiva facilitar a comunicação com os magistrados nas comarcas para atender mais rapidamente às demandas da população envolvendo os juízes; proposta atende solicitação do corregedor-geral, desembargador Marcelo Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Presidente do TJ e corregedor-geral conheceram sistema para comunicação online
Presidente do TJ e corregedor-geral conheceram sistema para comunicação online (Presidente do TJ e corregedor-geral conheceram sistema para comunicação online com magistrados)

SÃO LUÍS - Buscando facilitar a comunicação em tempo real com os juízes do Estado, o Tribunal de Justiça (TJMA) e a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) pretendem adotar o contato por meio de videoconferência entre todos os órgãos do Poder Judiciário estadual. A proposta foi apresentada ontem ao presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, pelo diretor de Informática do Tribunal, Paulo Rocha Neto. Também participaram os diretores do TJ e da CGJ, Mário Lobão e Marcelo Moreira; e o diretor de Segurança Institucional, Alexandre Magno.

A proposta atende a uma solicitação do corregedor-geral, desembargador Marcelo Carvalho, e objetiva facilitar a comunicação com os magistrados nas comarcas para atender mais rapidamente às demandas da população envolvendo os juízes de direito, evitando a destinação de recursos financeiros para deslocamento. A proposta será submetida à apreciação da Comissão de Informática do TJMA.

“Todos os recursos e pessoal necessários estão disponíveis para implantação do sistema nas comarcas, o mais rapidamente possível”, garantiu o presidente do TJ, desembargador Joaquim Figueiredo.

Segundo a proposta, a comunicação utilizará a ferramenta pública Skype, que será instalada em todas as comarcas do Estado, permitindo a comunicação por vídeo entre a CGJ, TJ e juízes de todo o Estado, utilizando a rede de internet do Poder Judiciário. O início da instalação está previsto para o dia 29 de janeiro e será feito remotamente, de forma gradual. “A Diretoria de Informática também vai elaborar manual para orientar os magistrados na instalação e utilização do sistema”, informou Paulo Rocha.

Conferência em grupo

Outra vertente da proposta objetiva dar continuidade à instalação de salas de videoconferência nas comarcas, permitindo a realização de reuniões em grupo a distância entre os órgãos do Judiciário, juízes, penitenciárias, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros tribunais. Atualmente, já existem cinco salas desse tipo – TJ, Fórum de São Luís, Escola Superior da Magistratura (Esmam), Fórum de São José de Ribamar e Penitenciária de Pedrinhas.

Com a expansão, ainda no primeiro semestre novas salas serão instaladas na CGJ e nas comarcas sedes de polos judiciários – Imperatriz, Chapadinha, Bacabal, São João dos Patos, Pinheiro e Caxias. No segundo semestre, com a conclusão de processo licitatório que já se encontra em andamento, a expansão alcançará outras comarcas a serem definidas.

Frase

“Todos os recursos e pessoal necessários estão disponíveis para implantação do sistema nas comarcas, o mais rapidamente possível”

Desembargador Joaquim Figueiredo

Presidente do TJ/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.