20 de Novembro

Lei que torna o dia da Consciência Negra feriado estadual é sancionada

A justificativa é de que a data que já é feriado em cinco Estados e mais de cem municípios.

O Estado MA, com informações de Alema

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(dia da consciência negra)

A partir de 2018, o dia 20 de novembro, data de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e dia nacional da Consciência Negra, passará a ser considerado como feriado estadual, após a lei do deputado Zé Inácio ter sido sancionada nos últimos dias.

A justificativa é de que a data que já é feriado em cinco Estados e mais de cem municípios. "Será mais que um feriado, passa a ser um dia de luta, de resistência, de busca por mais políticas públicas em favor do povo negro, um dia de combate ao racismo", disse o deputado.

Quem foi Zumbi do Palmares

Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Era sobrinho do líder Ganga Zumba, o qual, por sua vez, era filho da princesa Aqualtune dos Jagas (ou imbangalas), um povo de tradições militares com ótimos guerreiros.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.