Descaso na saúde

Governo estadual atrasa entrega de três centros de nefrologia

Pacientes do interior se deslocam para São Luís para fazer hemodiálise; os centros de nefrologia prometidos pelo governo seriam construídos e entrariam em operação até o fim de 2017

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Pacientes com problemas renais se submetem a hemodiálise, para filtrar o sangue e eliminar as toxinas
Pacientes com problemas renais se submetem a hemodiálise, para filtrar o sangue e eliminar as toxinas (Pacientes com problemas renais se submetem a hemodiálise, para filtrar o sangue e eliminar as toxinas)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão atrasou a entrega de três centros de nefrologia no estado, com capacidade para atender até 120 pessoas de forma simultânea e que estariam sendo construídos nas cidades de São Luís, São José de Ribamar e Pinheiro. Questionada por O Estado, em nota, a assessoria do governo não informou sobre os prazos de entrega das obras.

Em reportagem publicada no site oficial do Governo do Estado, no dia 7 de junho do ano passado, o Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), informou que as unidades que serviriam para a assistência de pacientes renais crônicos estariam disponíveis até o fim de 2017. Segundo a matéria, as obras da unidade na capital maranhense - em endereço não revelado pelo governo - estavam “em pleno andamento”. Questionado, o governo não informou acerca dos valores investidos nas obras.

Em agosto de 2017, o secretário titular da SES, Carlos Lula, fez uma visita ao canteiro de obras do então futuro centro de nefrologia em São Luís. Na ocasião, de acordo com o gestor, foi prometido “o fim da peregrinação de pacientes do interior para a capital”. À época, o governo informou que o cronograma dos trabalhos da construção da unidade em São Luís 'estava em dia' e que seria entregue no prazo estipulado, ou seja, até dezembro do mesmo ano.

Atualmente, de acordo com dados da SES, em São Luís, apenas o Hospital Dr. Carlos Macieira presta assistência aos pacientes com problemas renais crônicas na rede pública do estado. Outra unidade apontada pelo governo e que dá suporte a pacientes com algum dano renal é o Hospital Universitário. A unidade, mantida com recursos federais, recebe diariamente pessoas do interior do estado em busca de tratamento e em razão disso registra grande número de pacientes.

Interior

Ainda no ano passado, o governo informou que até dezembro de 2017 seriam iniciadas as obras de outros quatro centros de nefrologia no estado - nas cidades de Chapadinha, Coroatá, Santa Inês e Imperatriz. Em reportagem veiculada no JMTV 2ª edição da TV Mirante de terça-feira,9, o repórter Alex Barbosa mostrou o drama vivido por pacientes que precisam se deslocar, em condições desumanas, do interior do Maranhão para a capital em busca por atendimento.

A reportagem mostrou ainda que as obras prometidas pelo governo em Chapadinha, por exemplo, não começaram. De acordo com dados do governo estadual, uma sessão de hemodiálise custa R$ 2.844,54 aos cofres públicos e precisa ser realizado pelo menos três vezes por semana. Em alguns casos, pacientes precisam se submeter ao procedimento diariamente.

Em postagem publicada em sua conta no Twitter, o secretário de Saúde do Estado (SES), Carlos Lula, informou que a empresa responsável pela construção dos centros de hemodiálise em São Luís e no interior do maranhão “foi notificada por inadequação do serviço”. Segundo o gestor, o procedimento foi feito pelo fato do responsável “fugir às normas e leis regulamentadas pela Vigilância Sanitária e Regime Diferenciado”.

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o contrato com a empresa responsável pela obra dos novos centros de hemodiálise é anterior à atual gestão, cuja execução do projeto depende, exclusivamente, de material e de mão de obra importados do Rio Grande do Sul. Além disso, a SES comunica que a empresa recebeu notificações por inadequação do serviço ao projeto desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Engenharia, cujas normas e leis para a obra são regulamentados pela RDC 50 e pela Anvisa. A Secretaria informa que, após nova reunião com a empresa no mês de dezembro de 2017, os novos centros passam por readequação.

A SES comunica, ainda, que tomará medidas para responsabilizar o prestador de serviço por tamanha demora na entrega das obras, que prejudica todos os maranhenses. Por fim, a decretaria informa que com a entrega das unidades nos municípios de Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís, o Governo do Maranhão ofertará mais 120 cadeiras de hemodiálise para os pacientes do estado.

Fique por dentro

O que é hemodiálise ?

A hemodiálise é um tratamento realizado em casos graves de insuficiência renal pois é um procedimento médico feito para filtrar o sangue, eliminando as toxinas do sangue, como ureia e o excesso de água do organismo.

Este tratamento, indicado pelo nefrologista, é seguro e é feito para substituir o funcionamento do rim principalmente em casos de insuficiência renal avançada, que é quando o rim funciona apenas 10%.

Além disso, a hemodialise pode ser realizada no hospital, em centros de hemodiálise e em alguns casos em casa, e número de vezes que deve ser feita a hemodialise depende da gravidade da insuficiência renal, mas em geral para que seja possível eliminar todas as toxinas do organismo, a frequência varia de 2 a 4 sessões por semana e cada sessão tem em média a duração de 4 horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.