8 meses e 25 dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O tempo acima é o que falta para as eleições gerais de 2018. E neste início de ano cada um dos principais candidatos vive momentos diferentes na exposição. A situação de cada um:
Flávio Dino (PCdoB) - O governador comunista entrou 2018 literalmente com o pé esquerdo. Convive desde o fim de 2017 com a incômoda revelação de que, no período de seu mandato, surgiram no Maranhão nada menos que 312 mil novos miseráveis, o que dá 100 mil por ano de mandato.
Roseana Sarney (MDB) - A ex-governadora fechou 2017 com mensagens de otimismo em relação a 2018. E ganhou, logo nos primeiros dias do novo ano, uma centena de grupos de aplicativos, formados por políticos, jornalistas e simpatizantes. O possível “Bloco da Guerreira” fará contraponto ao desinteresse comunista no Carnaval.
Roberto Rocha (PSDB) - O senador venceu a batalha pelo PSDB e se mantém em franca articulação com lideranças do interior do estado. Com forte influência na Codevasf e um atuante mandato no Senado, Rocha assumiu o contraponto ao governo Flávio Dino, com obras e serviços que não são oferecidos pelo comunista.
Ricardo Murad (PRP) - O ex-deputado e ex-secretário atua fortemente nas redes sociais, desfazendo mitos vendidos pela mídia comunista. Murad atua na desconstrução do comunista nas redes sociais.
Maura Jorge (Podemos) - A ex-deputada e ex-prefeita continua em franca ação no interior do estado, fortalecendo-se em regiões importantes, como a Tocantina e a região dos Cocais. O projeto de Maura é ganhar musculatura nos segmentos evangélicos, hoje fortemente pulverizados.
Eduardo Braide (PMN) - Único dos pré-candidatos a não se declarar como tal, o deputado estadual fechou 2017 em terceiro lugar em todas as pesquisas. Sua atuação tem sido nos bastidores; e em duas frentes: montagem de um palanque forte e a busca de aliados importantes para viabilizar sua campanha na TV.

Obra alheia
O governador Flávio Dino tenta, desde ontem, tirar proveito de mais uma obra que não lhe pertence no Maranhão.
Ele está distribuindo convites para a entrega da duplicação da BR-135, que será presidida pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella.
O evento está marcado para as 9h de hoje.

Projeto próprio
O comunista, que tenta faturar em cima do projeto, nunca moveu uma palha pela realização da obra, que está atrasada em quatro anos.
Ao contrário de brigar pela duplicação da BR-135, Dino tentou, ainda em 2015, retirar dinheiro das emendas destinadas ao projeto, para aplicar no seu “Escola Digna”.
Só não conseguiu por imposição do deputado Hildo Rocha (PMDB), este, sim, um dos principais lutadores pela conclusão da obra na rodovia.

Com ele, parou
A duplicação da BR-135 foi uma garantia do então presidente Lula à então governadora Roseana Sarney (MDB).
A obra seguiu seu curso normal - entre idas e vindas - até 2014, quando Lula e Roseana deixaram o poder.
Desde então, com Flávio Dino à frente do governo maranhense, a obra passou por numerosas paralisações, sem nenhuma atitude do comunista pela sua retomada.

Mais dois trechos
A duplicação da BR-135 entre o Estreito dos Mosquitos e o município de Bacabeira é só a primeira etapa da obra.
Outros dois trechos devem entrar em construção imediatamente após este, com o primeiro indo de Bacabeira ao entroncamento de Itapecuru, trecho que já, inclusive, está em obras.
O último trecho chega até Miranda do Norte, garantindo a duplicação num longo trecho de rodovia.

Terceira via
Os deputados Eduardo Braide (PMN) e Alexandre Almeida (PSD) avançam no debate sobre a construção de uma terceira via nas eleições de 2018.
E agora contam com a articulação também do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que está de saída do PCdoB.
A ideia é oferecer uma alternativa nova aos eleitores, com chapa de candidatos a governador e a senador.

Nova troca
Depois de ser expulso do PP e se transferir para o Avante, o deputado federal Waldir Maranhão deve acabar no PHS para as eleições de outubro.
Ele descobriu, só agora, que o Avante tem cláusula que impede coligação com partidos de esquerda, como o PT e o PCdoB.
E é justamente com o apoio dessas legendas que ele quer viabilizar seu projeto de candidatura ao Senado.

DE OLHO

4% é o valor do desconto no contracheque do juiz Roberto Oliveira Paula, por subsídios que ele entendeu serem pagos indevidamente pelo Judiciário maranhense.

E MAIS

• Além de Hildo Rocha, na Câmara Federal, a duplicação da BR-135 foi alvo de visitas e discursos de deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

• Depois de se consolidar como candidata ao Senado pela Assembleia de Deus, a deputada Eliziane Gama agora articula os diretórios municipais do seu partido, o PPS.

• O deputado federal João Marcelo Sousa e o ex-vereador Fábio Câmara vivem uma intensa - e agressiva - disputa por espaços em projetos do Governo Federal no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.