Mercado de trabalho

Senai oferece mais de 100 cursos de qualificação no estado

Grade de cursos da instituição, em diversas áreas, será desenvolvida nas cidades de São Luís, Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz e Balsas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Senai se estruturou para atender mais de 200 mil alunos em todo o estado com cursos profissionalizantes
Senai se estruturou para atender mais de 200 mil alunos em todo o estado com cursos profissionalizantes (senai)

Mais de 100 cursos nas modalidades de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional para quem busca iniciar o ano novo capacitado e ter um diferencial no mercado de trabalho serão oferecidos no primeiro semestre deste ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai/MA).
A grade de cursos, divulgada ontem pelo Senai/MA, é voltada para as áreas de construção, meio ambiente, metalmecânica, alimentos, vestuário, tecnologias da informação e comunicação, automotiva, gestão, dentre outras, indicadas no Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pela instituição, para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional em todo o Brasil e que indicou a necessidade de qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nesse triênio.
No caso do Maranhão, o estudo apontou a necessidade de capacitar 145.731 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação. A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado.
Para atender essa demanda no estado, o Senai já se prepara para formar mais de 200 mil alunos em cursos nas modalidades técnica, qualificação profissional, aperfeiçoamento e iniciação profissional. “O Senai/MA oferta cursos técnicos convergentes com a demanda apresentada pelo Mapa do Trabalho Industrial, destacando as áreas de Meio Ambiente e Produção (com o curso técnico de Segurança no Trabalho), Construção, Energia, Metalmecânica, Alimentos e Tecnologias de Informação e Comunicação”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva.

Calendário
Os cursos que abrem o calendário do Senai este ano terão início em fevereiro, nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo e no Distrito Industrial, no Tibiri, em São Luís; e nas cidades de Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias e Imperatriz, com carga horária a partir de 8 horas até 1.440 horas.
De acordo com o gestor, ainda há oferta no Senai/MA para formação profissional nas áreas de veículos e vestuário, totalizando a previsão de 118 mil matrículas em todas as áreas citadas, no período de 2017 a 2020, nas modalidades técnica e de qualificação. “Com esse objetivo, estamos investindo na melhoria da nossa base tecnológica, aquisição e instalação de modernos laboratórios, além da capacitação do nosso quadro docente. Com isso, teremos alunos cada vez mais preparados para o desafio do mundo do trabalho”, ressaltou.
O diretor do Senai lembra que a qualificação do trabalhador afeta na produtividade das empresas. “A agenda de qualificação aponta a preocupação que as empresas têm no sentido de obter ganhos na produtividade do trabalho, que é determinado pelo aumento da competitividade no ambiente econômico”, destaca Moura.
As inscrições para os cursos podem ser feitas diretamente nas secretarias dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). Mais informações sobre os cursos no site do Sistema Fiema - www.fiema.org.br - no menu “Você” e submenu “Cursos SENAI”, ou no telefone (98) 2109.1859.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.