Benefícios

Saiba quem tem direito aos saques do PIS/Pasep

Mudanças feitas pelo Governo do Brasil ampliam direito aos valores disponíveis nos fundos de participação dos programas

Portal Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Agora mais gente vai poder sacar o benefício.
Agora mais gente vai poder sacar o benefício. (Pis)

BRASIL - Antigos conhecidos dos brasileiros, PIS e Pasep começam 2018 com novidades. As regras para os saques dos benefícios mudaram. Agora mais gente vai poder sacar: são mais de 4,5 milhões de cotistas que devem fazer o resgate de R$ 7,8 bilhões. Isso só será possível devido a uma medida provisória que ampliou os direitos dos trabalhadores mais velhos. Confira abaixo as principais informações sobre os programas e veja se você está entre as pessoas que podem receber um dos benefícios.

O que são o PIS e o Pasep:

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram criados em 1970. Por quase 20 anos, eles funcionaram como uma poupança particular. A cada ano, o trabalhador tinha direito a receber o rendimento das cotas e podia sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença grave ou ao completar 70 anos. O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e pago pela Caixa. Já o Pasep, aos servidores públicos e é pago pelo Banco do Brasil.

O que mudou:

No fim do ano passado, o Governo do Brasil publicou uma Medida Provisória que antecipa a idade mínima para saques do PIS/Pasep. Isso significa que mais gente passou a ter direito ao benefício mais cedo.

Quem tem direito:

Pessoas com mais de 60 anos
Aposentados
Herdeiros de cotistas falecidos
Militar transferido para reserva remunerada ou reforma
Pessoas com deficiência alcançadas pelo Benefício da Prestação Continuada
Participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001

Como sacar:

Para verificar se tem direito aos saques, o trabalhador deve acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep. Para quem tem conta em um desses bancos, o valor será creditado automaticamente a partir do dia 22. Outras formas de pagamento também podem ser consultadas nessas páginas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.