depois das férias

Flávio Dino reassume o governo em meio a debate sobre miséria

Comunista estava de férias desde o dia 2 deste mês; durante o período, o Governo foi comandado pelo vice, Carlos Brandão

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Flávio Dino volta hoje das férias
Flávio Dino volta hoje das férias (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) reassume hoje o Executivo Estadual. O comunista tirou férias no início do mês e decidiu utilizar o período para “interesses pessoais”.

Flávio Dino volta ao Governo em meio à discussão sobre o aumento da pobreza no Maranhão, atestada por um levantamento do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets).

Pelo levantamento, a economia maranhense teve piora no desempenho nos últimos anos – especificamente em 2015 e 2016 -, justamente na gestão comunista, o que provocou o aumento da pobreza no estado.

Ao todo, foram oito dias afastado do Palácio dos Leões, sede administrativa do Governo do Maranhão. Durante o período, ele reagiu ao relatório, e criticou adversários políticos em seu perfil no twitter.

O objetivo foi tentar amenizar o desgaste diante da forte repercussão do relatório que atestou o aumento da pobreza no Maranhão.

Na ausência de Dino, o Governo do Maranhão foi comandado pelo vice-governador, Carlos Brandão (PRB).

Brandão cumpriu agenda oficial em São Luís e no interior do estado. Entregou equipamentos agrícolas do programa “Mais Produção”, acompanhou a obra de recuperação da BR-226 e visitou o canteiro de obras do dique pelo “Diques de Produção” em Matinha.

Política – Além da agenda institucional, Brandão cumpriu missão política deixada por Dino.

No último fim de semana, em visita ao município de Santa Rita, ele tentou convencer o prefeito Hilton Gonçalo (PCdoB) a permanecer na base do governo.

Na ocasião, Brandão utilizou como pretexto, uma visita institucional para o acompanhamento da inauguração de 10 cisternas construídas pelo Instituto Nacional de Administração, Projetos e Estudos Municipais (Inapem) no município.

Lá, ele se reuniu com o prefeito e sugeriu a manutenção de aliança com o chefe do Executivo.

Ocorre que a visita de Brandão, foi realizada após Hilton Gonçalo já haver recebido um gesto do senador Roberto Rocha (PSDB) e do também tucano, ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB).

Rocha e Madeira ofereceram espaços no PSDB para Gonçalo. O convite é para que o prefeito de Santa Rita seja candidato ao Senado pela sigla nas eleições de outubro.

“Hilton Gonçalo tem todas as condições de ser candidato a senador. É um homem público respeitado em todas as partes do Maranhão. É prefeito de uma cidade pequena, mas tem destaque no estado todo. Um homem público da melhor qualidade”, disse, Sebastião Madeira.

O encontro entre Hilton Gonçalo e Sebastião Madeira ocorreu na sede do Consórcio Intermodal do Maranhão. Na oportunidade, também estiveram presentes a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo e o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, vereador Fredilson Carvalho.

Foi justamente por esse motivo que Brandão recorreu a Santa Rita e tentou convencer o prefeito a permanecer na base do governador Flávio Dino. Gonçalo, por outro lado, ainda não se manifestou sobre o tema.

Saiba Mais

O Estado entrou em contato com o Governo do Maranhão para obter informações a respeito das férias do governador Flávio Dino. Perguntou se ele viajou para o exterior e se utilizou diárias [recursos públicos] durante o período. Até o fechamento desta edição, contudo, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.