Atividades

Ascem confirma Expoema e Feiras do Pró-Genética

Ascem definiu para 1º a 9 de setembro, a Exposição Agropecuária do Maranhão

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Presidente Ivaldeci Mendonça
Presidente Ivaldeci Mendonça (ascem)

A Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) adiantou algumas das atividades que realizará ao longo deste ano, a exemplo da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), já com data confirmada para 1º a 9 de setembro, e as Feiras do Pro-Genética, que acontecerão em diversas regiões produtoras do estado.
O presidente da Ascem, Ivaldeci Mendonça, informou que esse calendário de atividades da entidade será discutido na primeira reunião de diretoria, marcada para o início de fevereiro. “Teremos um ano atípico, com Copa do Mundo, eleições e muitos feriados. Mas o nosso compromisso é trabalhar, juntamente com todos os associados e parceiros, pelo fortalecimento do setor agropecuário maranhense, setor que gera milhares de empregos”, afirmou.
Depois de um 2017 de muitas dificuldades para realizar a Expoema, evento que acabou acontecendo e apresentou resultado além do esperado, Ivaldeci Mendonça disse que pretende fazer uma exposição ainda melhor este ano. “Já estamos planejando a Expoema 2018, que já tem data para acontecer: de 1º a 9 de setembro”, ressaltou.
Outra iniciativa que vai movimentar o setor pecuário maranhense é a realização das Feiras do Pró-Genética, programa que a Ascem lançou em junho do ano passado em parceria com o Governo do Estado e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O Pró-genética tem como objetivo aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros melhorados geneticamente, cujo acesso será facilitado por essa parceria. Na avaliação de Ivaldeci Mendonça, a implantação do programa no Maranhão vai democratizar o uso da genética no estado e oportunizar que os pequenos produtores possam ter um rebanho melhorado.
Entre as principais vantagens do Pró-Genética estão a melhoria da fertilidade do rebanho, evidência de animais mais precoces, melhora dos índices de ganho de peso, diminuição do intervalo entre gerações, carne e leite de melhor qualidade e aumento da lucaratividade.
A Ascem também pretende se fazer presente em todas as exposições agropecuárias programadas para este ano em todo o estado, como também participar dos grandes eventos nacionais, como a ExpoZebu, realizada anualmente pela ABCZ na cidade mineira de Uberaba. “Na nossa política de interiorização, vamos trabalhar para apoiar e fortalecer as exposições em todas as regiões do estado”, assegurou Ivaldeci Mendonça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.