Profissão

Veja dicas para criar desafios pessoais e evoluir

Para que a lista fique clara a psicóloga apontou algumas perguntas que devem ser feitas

O Estado online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Para ampliar suas alternativas profissionais de atuação deve-se abrir um novo leque de perguntas.
Para ampliar suas alternativas profissionais de atuação deve-se abrir um novo leque de perguntas. (Carteira do Trabalho)

BRASIL - Criar novos estímulos no trabalho através de metas e desafios a serem alcançados até o final de 2018 possibilita mensurar todas as conquistas, esta é uma forma de encontrar satisfação pessoal durante os 12 meses. Algumas dicas podem ajudar a encontrar alguns novos objetivos seja em termos de transição de carreira, novos projetos, novo cargo/função, mudança de área, ou qualquer outro sonho. Caso ainda não exista nenhuma diretriz, a psicóloga e coaching de carreira Adriana Vicco ensina como estabelecer algumas delas.

"O primeiro passo para qualquer ser humano é saber o que realmente quer. Quando pensamos em carreira é preciso começar refletindo sobre os valores que temos. Pois são eles que balizam todas as nossas decisões. Assim como para mim é respeito ao outro e honestidade. Então vale se perguntar quais valores regem sua vida e sua forma de interagir e comportar-se? Liste-os em um papel para ter uma maior visualização", comenta Vicco.

Para que a lista fique clara a psicóloga apontou algumas perguntas que devem ser feitas.

- Quais são suas ideias e percepções sobre o que quer conquistar e como quer conquistar?

- Quais dons, talentos ou habilidades são necessários? O que você faz bem desde criança e quais são os que desenvolveu com o passar dos anos?

- Quais são as características que a pessoa que você mais admira possui e pode ser desenvolvido ou quais você precisa realmente melhorar significativamente?

- Como é equilibrado e valorizado cada um dos aspectos que vivencia em sua vida? (Família, Aquisição de Bens, Serviços a Sociedade/Comunidade, Carreira, Saúde, Saúde Financeira, Vida afetiva).

- O que você poderia fazer diferente para ter uma vida mais equilibrada e saudável?

"Isso precisa ser levado em conta nos seus planos de carreira para 2018. Pois pode estar abrindo mão de algo que seja importante e seja a hora de fazer diferente. Este é um exercício simples de autoconhecimento e estas reflexões são as bases com as quais poderá desenvolvida a força e energia para galgar novos desafios, por isso são importantes serem conhecidas", afirma Adriana

Para ampliar suas alternativas profissionais de atuação deve-se abrir um novo leque de perguntas.

- Com meus talentos natos e adquiridos até o momento, quais áreas eu posso atuar? Além da área que atuo agora, amplie sua visão!

- Que tipo de empresa eu poderia montar, ou atuar? Posso migrar de departamento?

- Tenho conhecimento suficiente para transmitir a outros?

- Onde poderia repassar estes conhecimentos?

- Como eu poderia me tornar referência em algum conhecimento/área/tecnologia, etc?

E para apoiá-lo:

- Como eu poderia utilizar meu networking para ajudar a alavancar este novo desafio?

- Como eu posso ampliar meu networking (dentro e fora da organização)?

Isso tudo deve ser transformado em metas a serem alcançadas em 2018, montando um Plano de Ação que contemple todas as atividades que irá precisar tais como cursos, treinamentos, contatos com determinadas pessoas em seu networking, pois durante estas respostas serão percebido diversos pontos fortes, mas também dos pontos que precisará desenvolver para alcançar suas metas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.