Editorial

O pré-Carnaval da Feirinha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

A última edição da Feirinha de São Luís, realizada na Praça Benedito Leite, no Centro de São Luís, mostrou que é possível, sim, brincar o Carnaval durante o dia, ao contrário do que tem ocorrido nos últimos anos, quando a cidade “dorme” durante a manhã e, somente no fim da tarde, os foliões começam a aparecer timidamente nos locais determinados para as apresentações - exceção da Madre Deus.

A folia carnavalesca da capital maranhense ocorre na contramão de outras capitais do país, como o Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador - e até São Paulo, onde a folia de rua - que começa cedo - cresce a cada ano com a explosão de blocos e charangas, obrigando a prefeitura a definir locais para a brincadeira, pois, ao contrário, perde o controle, principalmente, por falta de estrutura e problemas de segurança. Ou seja, as pessoas vão para as ruas brincar, extravasar, fantasiadas ou não, com o espírito carnavalesco. E como diz a música de Sérgio Sampaio: “Eu quero é botar meu bloco na rua/ Brincar, botar pra gemer/ Eu quero é botar meu bloco na rua/ Gingar, pra dar e vender”.

No último domingo, 7, o que se viu na Praça Benedito Leite foi uma manifestação puramente carnavalesca na Feirinha, que, diga-se de passagem, está consolidada como um point de encontro, compras, alimentação e diversão. Vale lembrar, conforme foi anunciado, que a Feirinha está garantida aos domingos no decorrer deste ano. Que bom!

Mas, voltando ao Carnaval, foi na Feirinha que as pessoas demonstraram que querem mesmo se divertir, independente de horário. No recente evento, cuja programação foi marcada pelos ritmos carnavalescos, o povo brincou sob a animação do bloco Fuzileiros da Fuzarca, bateria da Marambaia do Samba, do cantor Gabriel, e do Bicho Terra - que, aonde chega, se transforma numa atração à parte com as suas tradicionais músicas que não deixam ninguém ficar parado.

Até mesmo o intenso calor do domingo nublado, seguido de chuva, contribuiu para animar ainda mais os foliões e um convite para extravasar de alegria, molhando o corpo. E como no dito popular: “Lavar a alma”. E ninguém arredou pé, ao contrário, dançou muito com o Bicho. Era voz corrente entre os presentes: “Carnaval bom é Carnaval com chuva”.

A energia do pré-Carnaval na Feirinha, contagiante como sempre, poderia muito bem servir de inspiração para a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado programarem eventos para, pelo menos, de sábado e terça-feira de Carnaval, motivar os foliões com boas programações no período da manhã, tarde e noite.

É preciso acabar com essa ideia de que o maranhense só se diverte no Carnaval à noite nos chamados circuitos. A Feirinha está aí para mostrar que não. Jovens e adultos - e muitos - curtiram o pré-Carnaval bom e contagiante com segurança. Uma senhora chegou a comentar: “Essa energia carnavalesca é sensacional, não é diferente dos três dias de Carnaval”.

No próximo domingo, não vale esquecer a fantasia. Basta a criatividade e cair na folia, começando pela manhã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.